O poder espetacular no Brasil atual: uma transição para o fascismo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187589 |
Resumo: | O artigo busca compreender o atual estágio do poder espetacular integrado na sociedade brasileira diante de uma aparente transição ao fascismo, conforme a exacerbação do elemento autoritário estatal e a elevação do discurso radical de direita desde o golpe de 2016. Aplicar-se-ão os conceitos, todos repensados na contemporaneidade, de Guy Debord sobre o poder espetacular na formação socioeconômica brasileira e de Florestan Fernandes e Theotonio dos Santos sobre o elemento fascista na ditadura militar de 1964-1985, a qual é exaltada pelo governo presente. Emprega-se o método dialético da teoria crítica da sociedade, pois se pesquisa o objeto em momentos históricos específicos. |
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O poder espetacular no Brasil atual: uma transição para o fascismo?Sociedade do espetáculo Poder espetacular integradoCapitalismo brasileiroFascismoMétodo dialéticoSociety of the spectacle Integrated spectacular power Capitalism in BrazilFascismDialectical methodO artigo busca compreender o atual estágio do poder espetacular integrado na sociedade brasileira diante de uma aparente transição ao fascismo, conforme a exacerbação do elemento autoritário estatal e a elevação do discurso radical de direita desde o golpe de 2016. Aplicar-se-ão os conceitos, todos repensados na contemporaneidade, de Guy Debord sobre o poder espetacular na formação socioeconômica brasileira e de Florestan Fernandes e Theotonio dos Santos sobre o elemento fascista na ditadura militar de 1964-1985, a qual é exaltada pelo governo presente. Emprega-se o método dialético da teoria crítica da sociedade, pois se pesquisa o objeto em momentos históricos específicos.The paper seeks to understand the current stage of the spectacular power integrated into Brazilian society in the face of an apparent transition to fascism, as per the exacerbation of the authoritarian element of the state and the rise of the radical right-wing discourse since the 2016 coup. Rethought in contemporary times, Guy Debord’s concepts of spectacular power are applied into Brazilian socio-economic formation, as well as the ideas of Florestan Fernandes and Theotonio dos Santos on the fascist element in the military dictatorship of 1964-1985, which is exalted by the present government. The dialectical method of critical theory is employed, as the research examines the object in specific historical moments.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/18758910.11606/issn.2176-1507.v24i2p96-117Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 96-117Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 96-1172176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187589/174552Copyright (c) 2021 Emerson Ike Coanhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoan, Emerson Ike2021-08-02T15:07:32Zoai:revistas.usp.br:article/187589Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.077980Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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