Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225 |
Resumo: | Este trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de Jornalismo |
id |
USP-34_9552e420d49df41b9905e097133c9e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88225 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativaJornalismoRadiorreportagemUniverso sonoroCultura popularMetodologia de pesquisaEste trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de JornalismoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa laboratorialapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225Alterjor Journal; Vol. 3 No. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13Revista Alterjor; v. 3 n. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-132176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225/91103Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leonardo BarreirosCabral, Nara Lya Simões Caetano2016-05-03T13:32:59Zoai:revistas.usp.br:article/88225Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:05.806154Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
title |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
spellingShingle |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa Rocha, Leonardo Barreiros Jornalismo Radiorreportagem Universo sonoro Cultura popular Metodologia de pesquisa |
title_short |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
title_full |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
title_fullStr |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
title_full_unstemmed |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
title_sort |
Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa |
author |
Rocha, Leonardo Barreiros |
author_facet |
Rocha, Leonardo Barreiros Cabral, Nara Lya Simões Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Nara Lya Simões Caetano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leonardo Barreiros Cabral, Nara Lya Simões Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Radiorreportagem Universo sonoro Cultura popular Metodologia de pesquisa |
topic |
Jornalismo Radiorreportagem Universo sonoro Cultura popular Metodologia de pesquisa |
description |
Este trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de Jornalismo |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa laboratorial |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225/91103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 3 No. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13 Revista Alterjor; v. 3 n. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018495315968 |