Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonardo Barreiros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cabral, Nara Lya Simões Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225
Resumo: Este trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de Jornalismo
id USP-34_9552e420d49df41b9905e097133c9e8c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88225
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativaJornalismoRadiorreportagemUniverso sonoroCultura popularMetodologia de pesquisaEste trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de JornalismoUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa laboratorialapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225Alterjor Journal; Vol. 3 No. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13Revista Alterjor; v. 3 n. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-132176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225/91103Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leonardo BarreirosCabral, Nara Lya Simões Caetano2016-05-03T13:32:59Zoai:revistas.usp.br:article/88225Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:05.806154Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
title Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
spellingShingle Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
Rocha, Leonardo Barreiros
Jornalismo
Radiorreportagem
Universo sonoro
Cultura popular
Metodologia de pesquisa
title_short Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
title_full Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
title_fullStr Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
title_full_unstemmed Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
title_sort Pesquisa em Radiojornalismo como Ferramenta de Aprendizagem: considerações sobre uma metodologia voltada a uma cobertura jornalística alternativa
author Rocha, Leonardo Barreiros
author_facet Rocha, Leonardo Barreiros
Cabral, Nara Lya Simões Caetano
author_role author
author2 Cabral, Nara Lya Simões Caetano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leonardo Barreiros
Cabral, Nara Lya Simões Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Radiorreportagem
Universo sonoro
Cultura popular
Metodologia de pesquisa
topic Jornalismo
Radiorreportagem
Universo sonoro
Cultura popular
Metodologia de pesquisa
description Este trabalho trata da pesquisa em Radiojornalismo a partir da apresentação de uma metodologia de pesquisa que objetiva levar à reflexão por meio de uma cobertura jornalística alternativa, voltada ao relato do cotidiano e à valorização da cultura popular, tendo como base a construção da narrativa da radiorreportagem por meio da reconstrução de espaços sonoros. A reportagem no rádio, partindo-se do pressuposto do relato presencial, é aqui entendida como forma de se intensificar as potencialidades do meio, já que possibilita informar pela projeção-identificação. Busca-se, desse modo, compreender as formas de preencher lacunas deixadas por rádios convencionais, partindo-se da constatação de uma predominante homogeneização em termos de conteúdos e formatos. E, além disso, o modelo de pesquisa de que trata este estudo possui o caráter didático de possibilitar a reflexão e a aprendizagem do estudante de gradução de Jornalismo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa laboratorial
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88225/91103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 3 No. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13
Revista Alterjor; v. 3 n. 1 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-13
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018495315968