Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197 |
Resumo: | O artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática. |
id |
USP-34_a486aea4626c991e5034a3a80f4e6f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/135197 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-ColaNarrativa transmidiáticaBrandingConvergência MidiáticaEstratégia de ComunicaçãoSemióticaO artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197Alterjor Journal; Vol. 17 No. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206Revista Alterjor; v. 17 n. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-2062176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197/137481Medeiros, Glauco Saldanha deSouza, Juliana Lopes de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T11:03:09Zoai:revistas.usp.br:article/135197Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:14.001906Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
title |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
spellingShingle |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola Medeiros, Glauco Saldanha de Narrativa transmidiática Branding Convergência Midiática Estratégia de Comunicação Semiótica |
title_short |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
title_full |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
title_fullStr |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
title_full_unstemmed |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
title_sort |
Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola |
author |
Medeiros, Glauco Saldanha de |
author_facet |
Medeiros, Glauco Saldanha de Souza, Juliana Lopes de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Juliana Lopes de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Glauco Saldanha de Souza, Juliana Lopes de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa transmidiática Branding Convergência Midiática Estratégia de Comunicação Semiótica |
topic |
Narrativa transmidiática Branding Convergência Midiática Estratégia de Comunicação Semiótica |
description |
O artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197/137481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 17 No. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206 Revista Alterjor; v. 17 n. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222019442180096 |