INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vivian
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466
Resumo: A tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin.
id USP-34_fae7586597c86148798df8dbea34fec6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212466
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS EdtechsCorporative educationSymbolic consumptionDiscourse analysysPlatformisationEdtechsEducação coporativaConsumo simbólicoAnálise do discursoPlataformizaçãoA tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin.Technology, increased connections, and new relations with knowledge have transformed the labor, creating continuous improvement and learning needs. Facing this demand, a new technology-based education startup market has been developed: edtechs. As part of the platform phenomenon, analyzed by Jose Van Djick, Thomas Poell, and Martijin De Wall (2018), these enterprises present consumption dynamics and power relations that combine intelligence and success as signs of prestige (CANCLINI, 1997). In this article, we analyze how this segment structures its products' sales discourses and biopolitical convocations. For this, we present the launch strategies of two free courses offered by G4 Educação and Conquer schools, which reach millions of people on their channels on Instagram and Linkedin. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de DossiêDossier Paperapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/21246610.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 603-622Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 603-6222176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466/198628Copyright (c) 2023 Vivian Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vivian2023-10-16T20:57:58Zoai:revistas.usp.br:article/212466Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-10-16T20:57:58Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
title INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
spellingShingle INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
Silva, Vivian
Edtechs
Corporative education
Symbolic consumption
Discourse analysys
Platformisation
Edtechs
Educação coporativa
Consumo simbólico
Análise do discurso
Plataformização
title_short INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
title_full INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
title_fullStr INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
title_full_unstemmed INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
title_sort INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
author Silva, Vivian
author_facet Silva, Vivian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vivian
dc.subject.por.fl_str_mv Edtechs
Corporative education
Symbolic consumption
Discourse analysys
Platformisation
Edtechs
Educação coporativa
Consumo simbólico
Análise do discurso
Plataformização
topic Edtechs
Corporative education
Symbolic consumption
Discourse analysys
Platformisation
Edtechs
Educação coporativa
Consumo simbólico
Análise do discurso
Plataformização
description A tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
Dossier Paper
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466
10.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466/198628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vivian Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vivian Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 603-622
Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 603-622
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018111537152