INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466 |
Resumo: | A tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin. |
id |
USP-34_fae7586597c86148798df8dbea34fec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/212466 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS EdtechsCorporative educationSymbolic consumptionDiscourse analysysPlatformisationEdtechsEducação coporativaConsumo simbólicoAnálise do discursoPlataformizaçãoA tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin.Technology, increased connections, and new relations with knowledge have transformed the labor, creating continuous improvement and learning needs. Facing this demand, a new technology-based education startup market has been developed: edtechs. As part of the platform phenomenon, analyzed by Jose Van Djick, Thomas Poell, and Martijin De Wall (2018), these enterprises present consumption dynamics and power relations that combine intelligence and success as signs of prestige (CANCLINI, 1997). In this article, we analyze how this segment structures its products' sales discourses and biopolitical convocations. For this, we present the launch strategies of two free courses offered by G4 Educação and Conquer schools, which reach millions of people on their channels on Instagram and Linkedin. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de DossiêDossier Paperapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/21246610.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 603-622Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 603-6222176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466/198628Copyright (c) 2023 Vivian Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vivian2023-10-16T20:57:58Zoai:revistas.usp.br:article/212466Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-10-16T20:57:58Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
title |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
spellingShingle |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS Silva, Vivian Edtechs Corporative education Symbolic consumption Discourse analysys Platformisation Edtechs Educação coporativa Consumo simbólico Análise do discurso Plataformização |
title_short |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
title_full |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
title_fullStr |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
title_full_unstemmed |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
title_sort |
INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS |
author |
Silva, Vivian |
author_facet |
Silva, Vivian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vivian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edtechs Corporative education Symbolic consumption Discourse analysys Platformisation Edtechs Educação coporativa Consumo simbólico Análise do discurso Plataformização |
topic |
Edtechs Corporative education Symbolic consumption Discourse analysys Platformisation Edtechs Educação coporativa Consumo simbólico Análise do discurso Plataformização |
description |
A tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê Dossier Paper |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466 10.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/212466/198628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vivian Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vivian Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 603-622 Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 603-622 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018111537152 |