O consumidor esportivo e o Novo Basquete Brasil: análise do perfil do torcedor nas finais Bauru x Paulistano em 2017
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194546 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar as conexões entre o basquete e o perfil de torcedores que compareceram aos dois últimos jogos das finais da nona edição do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2017. A pesquisa tem natureza qualitativa, e o percurso metodológico valeu-se da aplicação aleatória de um questionário com 39 perguntas junto aos torcedores presentes nos ginásios, ou no seu entorno, momentos antes dos jogos, disputados em junho de 2017, nas cidades de São Paulo e Araraquara. A partir da análise de 91 questionários e da observação das ações de patrocínio, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Gerente de Comunicação da Liga Nacional de Basquete (LNB). Os resultados indicam a predominância de um público masculino, jovem e de alto poder aquisitivo nos dois jogos (57% dos respondentes têm renda familiar mensal acima de R$ 4,5 mil). Esses torcedores apresentam um envolvimento afetivo com o basquete e com os times, porém não têm uma relação formal ou monetária com as equipes. A comunicação via mídias sociais atinge boa parcela desse público, que aprova ações de entretenimento durante o evento esportivo. Portanto, há um potencial para estreitar o relacionamento com os torcedores. O trabalho desenvolvido há dez anos pela LNB tem gerado parcerias com empresas e grandes grupos de comunicação, além da adoção de práticas bem-sucedidas no exterior na gestão esportiva. Em 2014, a Liga anunciou uma parceria inovadora e de longo prazo com a National Basketball Association (NBA). Há obstáculos a serem superados, principalmente na administração dos clubes, e este artigo espera contribuir para a melhoria do processo. |
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O consumidor esportivo e o Novo Basquete Brasil: análise do perfil do torcedor nas finais Bauru x Paulistano em 2017The sports consumer and the New Basketball Brazil (NBB): analysis of fan profile in 2016-17 finals gamesComunicaçãoGestão do EsporteMarketingNBBLiga Nacional de BasqueteCommunicationSport ManagementMarketingNBBBrazil’s National Basketball LeagueO objetivo do estudo é analisar as conexões entre o basquete e o perfil de torcedores que compareceram aos dois últimos jogos das finais da nona edição do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2017. A pesquisa tem natureza qualitativa, e o percurso metodológico valeu-se da aplicação aleatória de um questionário com 39 perguntas junto aos torcedores presentes nos ginásios, ou no seu entorno, momentos antes dos jogos, disputados em junho de 2017, nas cidades de São Paulo e Araraquara. A partir da análise de 91 questionários e da observação das ações de patrocínio, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Gerente de Comunicação da Liga Nacional de Basquete (LNB). Os resultados indicam a predominância de um público masculino, jovem e de alto poder aquisitivo nos dois jogos (57% dos respondentes têm renda familiar mensal acima de R$ 4,5 mil). Esses torcedores apresentam um envolvimento afetivo com o basquete e com os times, porém não têm uma relação formal ou monetária com as equipes. A comunicação via mídias sociais atinge boa parcela desse público, que aprova ações de entretenimento durante o evento esportivo. Portanto, há um potencial para estreitar o relacionamento com os torcedores. O trabalho desenvolvido há dez anos pela LNB tem gerado parcerias com empresas e grandes grupos de comunicação, além da adoção de práticas bem-sucedidas no exterior na gestão esportiva. Em 2014, a Liga anunciou uma parceria inovadora e de longo prazo com a National Basketball Association (NBA). Há obstáculos a serem superados, principalmente na administração dos clubes, e este artigo espera contribuir para a melhoria do processo.This article aims to study the connections between basketball and its fans and to analyze the profile of sports fans that attended the two last finals games of the NBB (New Basketball Brazil, the main men’s Brazilian tournament), in its ninth edition, in 2017. We conducted a qualitative study: 39 questions were answered by fans chosen randomly before the game, inside and around the arenas. The two games occurred in São Paulo and Araraquara, cities of São Paulo State, in 2017. We analyzed 91 questionnaires and observed the sponsorship activations during the events. The results were the base to a semi-structured interview with Marketing and Communications Manager at Brazil’s National Basketball League (LNB). The results indicate the predominance of a male, young and high purchasing power (57% of respondents have a monthly family income above R $ 4,500) attendance in the arenas. These fans present a high affective involvement with basketball and their teams, but they don’t have a monetary involvement, because they don’t spend money to benefit the clubs. The communication by social media reaches a high proportion of the public that answered the questionnaire, and these fans approve entertainment actions during sports events. Therefore, the NBB and Brazilian professional basketball teams could improve their relationship with the fans. The LNB has adopted successful practices abroad in sport management since 2008 and has achieved partnerships with big companies and communications groups. In addition, the League announced in 2014 a groundbreaking multiyear partnership with National Basketball Association (NBA). There are still management deficiencies to be overcome in Brazilian basketball teams, and this paper intends to contribute to this process.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/19454610.11606/issn.1981-4690.v35i3p51-65Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 3 (2021); 51-65Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 3 (2021); 51-65Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 3 (2021); 51-651981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/194546/179803Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadeiro, Carlos Henrique de Souza Rocco Junior, Ary José Vanucci, Luis Henrique Torquato 2022-02-16T18:35:38Zoai:revistas.usp.br:article/194546Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-02-16T18:35:38Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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