Percepção subjetiva sobre criatividade: visão de árbitros e técnicos de Ginástica Rítmica
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/189681 |
Resumo: | Este estudo qualitativo investigou os parâmetros de julgamento na percepção subjetiva sobre criatividade, na visão de árbitros e técnicos da modalidade Ginástica Rítmica. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, uma pesquisa exploratória contemplou a percepção de árbitros e técnicos desse esporte acerca da criatividade e seu envolvimento no desenvolvimento e julgamento dessa capacidade em âmbito competitivo. Como instrumento para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, a partir de questões elaboradas especificamente para esse estudo, foi aplicada individualmente a uma amostra intencional, selecionada por conveniência, composta por 14 participantes de ambos os sexos, sendo 05 árbitros de GR, com faixa etária entre 23 e 46 anos e experiência de 04 a 22 anos e, 09 técnicos de GR, com idades também entre 23 e 46 anos e tempo de prática de 06 a 20 anos. Todos foram atuantes em competições nacionais na vigência do ciclo olímpico 2013 a 2016. Os dados analisados descritivamente por meio da Técnica de Análise de Conteúdo apontam que esses participantes evidenciaram a criatividade como a capacidade de expressar o novo, o diferente, de forma extraordinária, perfeita e adequada às exigências desta modalidade. Por ter sua importância percebida subjetivamente, esses entrevistados salientaram a relevância do potencial criativo para enriquecer aspectos expressivos, artísticos e técnicos nas performances das atletas. O julgamento da criatividade em âmbito competitivo, ainda que não represente um quesito diretamente estabelecido nos códigos, é realizado de forma subjetiva, sendo esta percebida como um todo coeso, de teor artístico sobre o que é expresso nas séries, considerando, tanto elementos de Dificuldade, quanto de Execução. Esses dados contribuem para novas reflexões, ampliando a compreensão das relações existentes entre criatividade, esporte e arbitragem. |
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Percepção subjetiva sobre criatividade: visão de árbitros e técnicos de Ginástica RítmicaSubjective perception about creativity: gymnastics rhythmic referees and coaches point of viewGinásticaCriatividade motoraEsporteArbitragemGymnasticsMotor creativitySportRefereeingEste estudo qualitativo investigou os parâmetros de julgamento na percepção subjetiva sobre criatividade, na visão de árbitros e técnicos da modalidade Ginástica Rítmica. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, uma pesquisa exploratória contemplou a percepção de árbitros e técnicos desse esporte acerca da criatividade e seu envolvimento no desenvolvimento e julgamento dessa capacidade em âmbito competitivo. Como instrumento para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, a partir de questões elaboradas especificamente para esse estudo, foi aplicada individualmente a uma amostra intencional, selecionada por conveniência, composta por 14 participantes de ambos os sexos, sendo 05 árbitros de GR, com faixa etária entre 23 e 46 anos e experiência de 04 a 22 anos e, 09 técnicos de GR, com idades também entre 23 e 46 anos e tempo de prática de 06 a 20 anos. Todos foram atuantes em competições nacionais na vigência do ciclo olímpico 2013 a 2016. Os dados analisados descritivamente por meio da Técnica de Análise de Conteúdo apontam que esses participantes evidenciaram a criatividade como a capacidade de expressar o novo, o diferente, de forma extraordinária, perfeita e adequada às exigências desta modalidade. Por ter sua importância percebida subjetivamente, esses entrevistados salientaram a relevância do potencial criativo para enriquecer aspectos expressivos, artísticos e técnicos nas performances das atletas. O julgamento da criatividade em âmbito competitivo, ainda que não represente um quesito diretamente estabelecido nos códigos, é realizado de forma subjetiva, sendo esta percebida como um todo coeso, de teor artístico sobre o que é expresso nas séries, considerando, tanto elementos de Dificuldade, quanto de Execução. Esses dados contribuem para novas reflexões, ampliando a compreensão das relações existentes entre criatividade, esporte e arbitragem.This qualitative study investigated the judgment parameters in the subjective perception about creativity of referees and in Rhythmic Gymnastics technicians´ point of view. Therefore, in addition to the bibliographic research, an exploratory survey was conducted considering the perception of this referees and technicians about the creativity and the involvement of this capacity in the development and in its judgment under the competitive scope. As data collection instrument, a semi-structured interview was conducted by questions specifi cally prepared for this study, which was individually applied to an intentional sample selected by convenience, composed by 14 participants of both sexes, 05 GR referees with ages range between 23 and 46 years and experience of 04-22 years, and 09 GR technicians aged also between 23 and 46 years, 06-20 practice time years. All of them were active in national competitions in the duration of the Olympic cycle 2013-2016. Data were descriptively analyzed by Content Analysis Technique and indicated that these participants highlighted the creativity as the ability to express the new, the different, in an extraordinary way, perfect and appropriate to the demands of this sport. As its importance is subjectively perceived, these interviewees emphasized the creative potential relevance to enrich expressive, artistic and technical aspects in the athletes’ performances. Although, the creativity judgment in a competitive context does not represent a criterion immediately set out in the codes, this is done in a subjective way, which is perceived as a cohesive whole expressed as an artistic content of the series, considering both, as elements of difficulty and as elements of execution. These results contribute to new refl ections to increase the understanding of creativity, sport and refereeing relationship.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18968110.11606/issn.1981-4690.v35i2p321-341Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 2 (2021); 321-341Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 2 (2021); 321-341Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 2 (2021); 321-3411981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/189681/175128Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa Schwartz, Gisele Maria 2021-08-18T14:13:39Zoai:revistas.usp.br:article/189681Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-08-18T14:13:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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