Processos de formação de árbitros(as) brasileiros de ginástica artística : reflexões e apontamentos para novas perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7354 |
Resumo: | Orientador: Eliana de Toledo Ishibashi |
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Processos de formação de árbitros(as) brasileiros de ginástica artística : reflexões e apontamentos para novas perspectivasFormation processes of brazilian artistic gymnastics judges : reflections and notes for new perspectivesGinástica artísticaGinástica - ArbitragemFormação profissionalArtistic gymnasticsGymnastics - OfficiatingProfessional formationOrientador: Eliana de Toledo IshibashiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A arbitragem em Ginástica Artística (GA) é um ato avaliativo complexo, e baseado nas instruções dispostas no Código de Pontuação (CP), sendo dependente de fatores internos e externos ao momento de julgamento de uma série. Para que um(a) árbitro(a) esteja apto a atuar profissionalmente nesta função, deve realizar um curso de arbitragem de curta duração e ser aprovado em duas provas, sendo uma teórica e outra prática. Contudo, parece haver uma diferença entre a compreensão das regras e normativas trazidas pelo CP, bem como de suas aplicações práticas durante a atuação dos(das) árbitros(as), cobrados(as) de forma incisiva em termos de excelência profissional pelas organizações que representam, e por diferentes agentes esportivos frente ao aumento dos processos de revisão de nota durante as competições e ao processo de espetacularização e exposição do esporte na mídia. Assim, o estudo teve como objetivo identificar e analisar, a partir da autoanálise de suas vivências, alguns aspectos do processo de formação de árbitros(as) brasileiros(as) de GA (que atuam em nível Nacional e Internacional). A pesquisa, caracterizada como documental e de campo/exploratória, utilizou como instrumento o questionário, o qual foi aplicado de forma virtual. A amostra da pesquisa foi composta por 58 árbitros(as) das categorias masculina e feminina. A análise dos dados caracterizou-se como mista, envolvendo duas abordagens metodológicas diferentes: uma quantitativa, que usou de estatística descritiva para analisar dados de questões voltadas para avaliação dos níveis de compreensão, aplicação e habilidades de manipulação dos conceitos do CP; e uma qualitativa, que utilizou do método de Análise de Conteúdo para categorizar e discutir temas correlatos a algumas seções do questionário. Identificou-se que não há um programa de formação e/ou acompanhamento do processo de formação da arbitragem de GA brasileira, o que acarreta em diversas problemáticas recorrentes e que se prolongam ao longo dos anos. O perfil dos(das) entrevistados(as) foi variado e intergeracional, dos quais residem majoritariamente nas regiões sul e sudeste do país. Destacaram, de forma geral, que principalmente a experiência - seja participando de cursos de arbitragem ou atuando em eventos nacionais e internacionais - é quase tão importante para o desenvolvimento do processo quanto o conteúdo ministrado pelos especialistas durante o curso. Notou-se uma diferença entre a forma de avaliar as diferentes provas das modalidades, e também na compreensão e aplicação dos aspectos referentes ao CP, assim como no entendimento das múltiplas "habilidades práticas" que a GA exige para uma avaliação justa e coerente por parte da arbitragem. Os(as) entrevistados(as) salientam a relevância dos momentos de troca de experiência com outros(as) árbitros(as) em diferentes contextos e situações de aprendizagem, e destacam a autorreflexão como algo importante para a melhoria de sua atuação profissional. Este estudo traz uma análise diagnóstica desta formação e alguns indicativos para o processo de formação de árbitros(as), como: dificuldades relacionadas ao acesso a material didático especializado; custo e distância para o local de realização dos cursos; duração e formato de oferecimento dos cursos; valorização de momentos de troca de experiências; entre outros, que possam colaborar com um melhor desenvolvimento da arbitragem por parte das organizações esportivas responsáveis e, assim, colaborar com o desenvolvimento da GA brasileiraAbstract: Judging in Artistic Gymnastics (AG) is a complex evaluation act, based on the instructions provided in the Code of Points (CoP), and is dependent on internal and external factors when judging a series. For a judge to be able to act professionally in this function, he or she must take a short judges’ course and pass two tests, one theoretical and the other practical. However, there seems to be a difference between the understanding of the rules and norms brought by the CoP, as well as of their practical applications during the performance of the judges, who are demanded in an incisive way in terms of professional excellence by the organizations they represent, and by different sports agents in face of the increase in the processes of grade review during competitions and the process of spectacularization and exposure of sports in the media. Thus, the study aimed to identify and analyze, from the self-analysis of their experiences, some aspects of the training process of Brazilian AG judges (who work at the National and International level). The research, characterized as documentary and field/exploratory, used a questionnaire as an instrument, which was applied virtually. The research sample was composed of 58 judges from the Mens and Womens categories. Data analysis was characterized as mixed, involving two different methodological approaches: a quantitative one, which used descriptive statistics to analyze data from questions aimed at evaluating the levels of understanding, application and handling skills of the CoP concepts; and a qualitative one, which used the Content Analysis method to categorize and discuss themes related to some sections of the questionnaire. It was identified that there is no training program and/or follow-up of the training process for Brazilian AG judges, which leads to several recurrent problems that last for years. The profile of the interviewees was varied and intergenerational, with the majority living in the south and southeast regions of the country. They emphasized, in general, that mainly the experience - whether participating in judges’ courses or acting in national and international events - is almost as important for the development of the process as the content taught by the specialists during the course. A difference was noted between the way of evaluating the different tests of the modalities, and also in the understanding and application of the aspects referring to the CoP, as well as in the understanding of the multiple "practical skills" that AG requires for a fair and coherent evaluation by the judges. The interviewees emphasize the relevance of the moments of exchange of experiences with other judges in different contexts and learning situations, and highlight self-reflection as something important for the improvement of their professional performance. This study provides a diagnostic analysis of this formation and some indications for the judging formation process, such as: difficulties related to access to specialized teaching material; cost and distance to the location of the courses; duration and format of the courses; appreciation of moments of exchange of experiences; among others, that may contribute to a better development of judging by the responsible sports organizations and, thus, contribute to the development of Brazilian AGMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCNPQ130807/2020-6[s.n.]Toledo, Eliana de, 1973-Schiavon, Laurita MarconiOliveira, Mauricio dos Santos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Mateus Henrique de, 1991-20222022-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7354OLIVEIRA, Mateus Henrique de. Processos de formação de árbitros(as) brasileiros de ginástica artística: reflexões e apontamentos para novas perspectivas. 2022. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7354. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259497porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-07T10:17:19Zoai::1259497Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-07T10:17:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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