Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089 |
Resumo: | A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte. |
id |
USP-35_02cc42afe506eb1e7f39d740e62ac928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/177089 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivoConceptual and atitudinal perceptions of teachers and students in the teaching-learning processMétodos de ensinoEsportes coletivosIniciação esportivaDimensões de ensinoA finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.The purpose of this work was to describe the perceptions of teachers and students about conceptual and athenalysal aspects of the teaching-learning process. The research was composed of 18 students and 10 teachers of initiation to collective sports. Data collection was performed remotely, using questionnaires for teachers and students. The results show that the teachers were athletes in the modality they teach. Regarding the knowledge and use of the methods, the teachers mentioned knowing the analytical-synthetic and global-functional principle, but using the mixed method. For them, games are essential in classes and their main goal was well-being and socialization. In this sense, teachers are responsible for transmitting important concepts and skills, stimulating students with challenging situations. With regard to the students, it was observed that they prefer to participate rather than win and try to recover the ball to give a kick. Methodological experiences contribute to the students' perception of the context of the game. Therefore, it is concluded that the teachers were athletes, know the functional analytical-synthetic and global principle, but use the mixed method, and for these games are essential and the objective of the classes is well-being and socialization. On the other hand, the students chose to participate rather than win and to try to retrieve the ball instead of kicking. The methodological choices made by teachers resonate in the way students develop, see and act in sport.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17708910.11606/issn.1981-4690.2022e36177089Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36177089 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36177089 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36177089 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089/184600Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Luan FelipeTesta Junior, Ademir Dourado, Camila Gabriele dos Santos Lopes, Wagner Guilherme Ferrinho, Guilherme Felipe 2022-07-25T21:04:45Zoai:revistas.usp.br:article/177089Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-07-25T21:04:45Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo Conceptual and atitudinal perceptions of teachers and students in the teaching-learning process |
title |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
spellingShingle |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo Frederico, Luan Felipe Métodos de ensino Esportes coletivos Iniciação esportiva Dimensões de ensino |
title_short |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
title_full |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
title_fullStr |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
title_full_unstemmed |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
title_sort |
Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo |
author |
Frederico, Luan Felipe |
author_facet |
Frederico, Luan Felipe Testa Junior, Ademir Dourado, Camila Gabriele dos Santos Lopes, Wagner Guilherme Ferrinho, Guilherme Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Testa Junior, Ademir Dourado, Camila Gabriele dos Santos Lopes, Wagner Guilherme Ferrinho, Guilherme Felipe |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Luan Felipe Testa Junior, Ademir Dourado, Camila Gabriele dos Santos Lopes, Wagner Guilherme Ferrinho, Guilherme Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino Esportes coletivos Iniciação esportiva Dimensões de ensino |
topic |
Métodos de ensino Esportes coletivos Iniciação esportiva Dimensões de ensino |
description |
A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089 10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089/184600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36177089 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36177089 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36177089 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935060840448 |