Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Luan Felipe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Testa Junior, Ademir, Dourado, Camila Gabriele dos Santos, Lopes, Wagner Guilherme, Ferrinho, Guilherme Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089
Resumo: A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.
id USP-35_02cc42afe506eb1e7f39d740e62ac928
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/177089
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivoConceptual and atitudinal perceptions of teachers and students in the teaching-learning processMétodos de ensinoEsportes coletivosIniciação esportivaDimensões de ensinoA finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.The purpose of this work was to describe the perceptions of teachers and students about conceptual and athenalysal aspects of the teaching-learning process. The research was composed of 18 students and 10 teachers of initiation to collective sports. Data collection was performed remotely, using questionnaires for teachers and students. The results show that the teachers were athletes in the modality they teach. Regarding the knowledge and use of the methods, the teachers mentioned knowing the analytical-synthetic and global-functional principle, but using the mixed method. For them, games are essential in classes and their main goal was well-being and socialization. In this sense, teachers are responsible for transmitting important concepts and skills, stimulating students with challenging situations. With regard to the students, it was observed that they prefer to participate rather than win and try to recover the ball to give a kick. Methodological experiences contribute to the students' perception of the context of the game. Therefore, it is concluded that the teachers were athletes, know the functional analytical-synthetic and global principle, but use the mixed method, and for these games are essential and the objective of the classes is well-being and socialization. On the other hand, the students chose to participate rather than win and to try to retrieve the ball instead of kicking. The methodological choices made by teachers resonate in the way students develop, see and act in sport.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17708910.11606/issn.1981-4690.2022e36177089Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36177089 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36177089 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36177089 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089/184600Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Luan FelipeTesta Junior, Ademir Dourado, Camila Gabriele dos Santos Lopes, Wagner Guilherme Ferrinho, Guilherme Felipe 2022-07-25T21:04:45Zoai:revistas.usp.br:article/177089Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-07-25T21:04:45Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
Conceptual and atitudinal perceptions of teachers and students in the teaching-learning process
title Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
spellingShingle Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
Frederico, Luan Felipe
Métodos de ensino
Esportes coletivos
Iniciação esportiva
Dimensões de ensino
title_short Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
title_full Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
title_fullStr Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
title_full_unstemmed Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
title_sort Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo
author Frederico, Luan Felipe
author_facet Frederico, Luan Felipe
Testa Junior, Ademir
Dourado, Camila Gabriele dos Santos
Lopes, Wagner Guilherme
Ferrinho, Guilherme Felipe
author_role author
author2 Testa Junior, Ademir
Dourado, Camila Gabriele dos Santos
Lopes, Wagner Guilherme
Ferrinho, Guilherme Felipe
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Luan Felipe
Testa Junior, Ademir
Dourado, Camila Gabriele dos Santos
Lopes, Wagner Guilherme
Ferrinho, Guilherme Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino
Esportes coletivos
Iniciação esportiva
Dimensões de ensino
topic Métodos de ensino
Esportes coletivos
Iniciação esportiva
Dimensões de ensino
description A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089
10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/177089/184600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36177089
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36177089
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36177089
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935060840448