Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação. |
id |
USP-35_079eda293f05352b52b5735bb0b14dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148589 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de criançasHabilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14858910.11606/1807-5509201700040857Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 857-867Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 857-867Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 857-8671981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/146082https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/148164Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBassi, Fabiana MonteiroCastro, Flávio de SouzaBasso, LucianoNeiva, Jaqueline Freitas OliveiraMeira Junior, Cassio de Miranda2019-03-17T16:17:29Zoai:revistas.usp.br:article/148589Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:17:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
title |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
spellingShingle |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças Bassi, Fabiana Monteiro Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças. |
title_short |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
title_full |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
title_fullStr |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
title_full_unstemmed |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
title_sort |
Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças |
author |
Bassi, Fabiana Monteiro |
author_facet |
Bassi, Fabiana Monteiro Castro, Flávio de Souza Basso, Luciano Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira Meira Junior, Cassio de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Flávio de Souza Basso, Luciano Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira Meira Junior, Cassio de Miranda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassi, Fabiana Monteiro Castro, Flávio de Souza Basso, Luciano Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira Meira Junior, Cassio de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças. |
topic |
Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças. |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589 10.11606/1807-5509201700040857 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700040857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/146082 https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/148164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 857-867 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 857-867 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 857-867 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934003875840 |