Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassi, Fabiana Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castro, Flávio de Souza, Basso, Luciano, Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira, Meira Junior, Cassio de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.
id USP-35_079eda293f05352b52b5735bb0b14dd5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148589
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de criançasHabilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14858910.11606/1807-5509201700040857Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 857-867Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 857-867Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 857-8671981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/146082https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/148164Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBassi, Fabiana MonteiroCastro, Flávio de SouzaBasso, LucianoNeiva, Jaqueline Freitas OliveiraMeira Junior, Cassio de Miranda2019-03-17T16:17:29Zoai:revistas.usp.br:article/148589Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:17:29Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
title Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
spellingShingle Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
Bassi, Fabiana Monteiro
Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.
title_short Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
title_full Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
title_fullStr Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
title_full_unstemmed Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
title_sort Conhecimento sobre a presença da filmadora, níveis de ansiedade e desempenho motor global de crianças
author Bassi, Fabiana Monteiro
author_facet Bassi, Fabiana Monteiro
Castro, Flávio de Souza
Basso, Luciano
Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira
Meira Junior, Cassio de Miranda
author_role author
author2 Castro, Flávio de Souza
Basso, Luciano
Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira
Meira Junior, Cassio de Miranda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassi, Fabiana Monteiro
Castro, Flávio de Souza
Basso, Luciano
Neiva, Jaqueline Freitas Oliveira
Meira Junior, Cassio de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.
topic Habilidade Motora; Ansiedade; TGMD-2; Crianças.
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589
10.11606/1807-5509201700040857
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201700040857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/146082
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148589/148164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 857-867
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 857-867
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 857-867
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934003875840