Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2213 |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social e a influ?ncia do ambiente no desenvolvimento motor das mesmas. M?todos: foi realizado com 17 crian?as com idade entre sete e dez anos, de ambos os sexos, foi utilizado o teste TGMD-2 (Test of Gross Motor DevelopmentII), para avaliar 12 habilidades motoras e ap?s esta avalia??o foi implantado um programa de atividades f?sicas, que trabalharam as doze habilidades motoras fundamentais avaliadas. Ao fim das interven??es foi feito o p?s teste se utilizando da bateria de teste TGMD 2 e empregado teste de normalidade dos dados e, em seguida, teste de compara??o dos dados repetidos de acordo com a normalidade apresentada pelos dados, al?m da estat?stica descritiva, a partir das medidas central e de dispers?o, realizou-se uma entrevista de LEFEVRE & LEFEVRE (2005) com o intuito de identificar a percep??o dos pais/respons?veis sobre o impacto do projeto de educa??o pelo esporte nos recursos pessoais das crian?as e no macrossistema relacionado ? educa??o f?sica, esporte e lazer, a amostra foi composta por 13 respons?veis pelas crian?as. Resultados: mostraram que no pr? TGMD-2, 100% das crian?as estavam com escores ?muito pobre?, no p?s teste 41,2% classificou-se como ?pobre?, 5,9% classificou-se como ?abaixo da m?dia? e 52,9% permaneceu ?muito pobre?. Ambos os sexos apresentarem a classifica??o ?muito Pobre? pr? teste, no p?s teste as meninas sa?ram da classifica??o ?Muito Pobre? para ?Abaixo da M?dia? e os meninos mantiveram ?Muito Pobre? a ?Pobre?. O pr? e o p?s teste na faixa et?ria dos 7 anos obtiveram uma melhora de 22,34%, na dos 8 anos alcan?aram melhora de 25,8%, e na dos 9 anos, atingiram uma melhora de 37,33%. Os resultados da entrevista mostraram que h? riscos no ambiente onde as crian?as est?o inseridas, n?o existem programa educativos pelo esporte, n?o tem estrutura f?sicas adequada, op??es de vida ? prec?rio e n?o tem aulas de educa??o f?sica para as crian?as. Conclus?o: Pode ? se concluir que um programa de educa??o f?sica bem planejadas, resultou em um crescimento significativo do repert?rio motor de crian?as, embora estejam inseridas em um ambiente que n?o favorece seu desenvolvimento motor. |
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