Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Francisca Samara Avelino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Rossana Vescya Formiga de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2213
Resumo: Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social e a influ?ncia do ambiente no desenvolvimento motor das mesmas. M?todos: foi realizado com 17 crian?as com idade entre sete e dez anos, de ambos os sexos, foi utilizado o teste TGMD-2 (Test of Gross Motor DevelopmentII), para avaliar 12 habilidades motoras e ap?s esta avalia??o foi implantado um programa de atividades f?sicas, que trabalharam as doze habilidades motoras fundamentais avaliadas. Ao fim das interven??es foi feito o p?s teste se utilizando da bateria de teste TGMD 2 e empregado teste de normalidade dos dados e, em seguida, teste de compara??o dos dados repetidos de acordo com a normalidade apresentada pelos dados, al?m da estat?stica descritiva, a partir das medidas central e de dispers?o, realizou-se uma entrevista de LEFEVRE & LEFEVRE (2005) com o intuito de identificar a percep??o dos pais/respons?veis sobre o impacto do projeto de educa??o pelo esporte nos recursos pessoais das crian?as e no macrossistema relacionado ? educa??o f?sica, esporte e lazer, a amostra foi composta por 13 respons?veis pelas crian?as. Resultados: mostraram que no pr? TGMD-2, 100% das crian?as estavam com escores ?muito pobre?, no p?s teste 41,2% classificou-se como ?pobre?, 5,9% classificou-se como ?abaixo da m?dia? e 52,9% permaneceu ?muito pobre?. Ambos os sexos apresentarem a classifica??o ?muito Pobre? pr? teste, no p?s teste as meninas sa?ram da classifica??o ?Muito Pobre? para ?Abaixo da M?dia? e os meninos mantiveram ?Muito Pobre? a ?Pobre?. O pr? e o p?s teste na faixa et?ria dos 7 anos obtiveram uma melhora de 22,34%, na dos 8 anos alcan?aram melhora de 25,8%, e na dos 9 anos, atingiram uma melhora de 37,33%. Os resultados da entrevista mostraram que h? riscos no ambiente onde as crian?as est?o inseridas, n?o existem programa educativos pelo esporte, n?o tem estrutura f?sicas adequada, op??es de vida ? prec?rio e n?o tem aulas de educa??o f?sica para as crian?as. Conclus?o: Pode ? se concluir que um programa de educa??o f?sica bem planejadas, resultou em um crescimento significativo do repert?rio motor de crian?as, embora estejam inseridas em um ambiente que n?o favorece seu desenvolvimento motor.
id IFPB_73becf37b90370876de0b869805c0de4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2213
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Carneiro, Francisca Samara AvelinoSousa, Rossana Vescya Formiga de2022-07-20T12:02:36Z2022-07-20T12:02:36Z2019-03-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2213Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social e a influ?ncia do ambiente no desenvolvimento motor das mesmas. M?todos: foi realizado com 17 crian?as com idade entre sete e dez anos, de ambos os sexos, foi utilizado o teste TGMD-2 (Test of Gross Motor DevelopmentII), para avaliar 12 habilidades motoras e ap?s esta avalia??o foi implantado um programa de atividades f?sicas, que trabalharam as doze habilidades motoras fundamentais avaliadas. Ao fim das interven??es foi feito o p?s teste se utilizando da bateria de teste TGMD 2 e empregado teste de normalidade dos dados e, em seguida, teste de compara??o dos dados repetidos de acordo com a normalidade apresentada pelos dados, al?m da estat?stica descritiva, a partir das medidas central e de dispers?o, realizou-se uma entrevista de LEFEVRE & LEFEVRE (2005) com o intuito de identificar a percep??o dos pais/respons?veis sobre o impacto do projeto de educa??o pelo esporte nos recursos pessoais das crian?as e no macrossistema relacionado ? educa??o f?sica, esporte e lazer, a amostra foi composta por 13 respons?veis pelas crian?as. Resultados: mostraram que no pr? TGMD-2, 100% das crian?as estavam com escores ?muito pobre?, no p?s teste 41,2% classificou-se como ?pobre?, 5,9% classificou-se como ?abaixo da m?dia? e 52,9% permaneceu ?muito pobre?. Ambos os sexos apresentarem a classifica??o ?muito Pobre? pr? teste, no p?s teste as meninas sa?ram da classifica??o ?Muito Pobre? para ?Abaixo da M?dia? e os meninos mantiveram ?Muito Pobre? a ?Pobre?. O pr? e o p?s teste na faixa et?ria dos 7 anos obtiveram uma melhora de 22,34%, na dos 8 anos alcan?aram melhora de 25,8%, e na dos 9 anos, atingiram uma melhora de 37,33%. Os resultados da entrevista mostraram que h? riscos no ambiente onde as crian?as est?o inseridas, n?o existem programa educativos pelo esporte, n?o tem estrutura f?sicas adequada, op??es de vida ? prec?rio e n?o tem aulas de educa??o f?sica para as crian?as. Conclus?o: Pode ? se concluir que um programa de educa??o f?sica bem planejadas, resultou em um crescimento significativo do repert?rio motor de crian?as, embora estejam inseridas em um ambiente que n?o favorece seu desenvolvimento motor.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T11:54:33Z No. of bitstreams: 1 TCC - FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO.pdf: 1360817 bytes, checksum: 647487b6b5f0f327198ebaafd5e1f32b (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:02:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO.pdf: 1360817 bytes, checksum: 647487b6b5f0f327198ebaafd5e1f32b (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-20T12:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO.pdf: 1360817 bytes, checksum: 647487b6b5f0f327198ebaafd5e1f32b (MD5) Previous issue date: 2019-03-01Crian?asHabilidades MotorasTGMD-2Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO.pdfTCC - FRANCISCA SAMARA AVELINO CARNEIRO.pdfapplication/pdf1360817http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2213/1/TCC+-+FRANCISCA+SAMARA+AVELINO+CARNEIRO.pdf647487b6b5f0f327198ebaafd5e1f32bMD51177683/22132022-07-20 09:02:36.27oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2213Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-20T12:02:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
title Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
spellingShingle Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
Carneiro, Francisca Samara Avelino
Crian?as
Habilidades Motoras
TGMD-2
title_short Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
title_full Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
title_fullStr Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
title_sort Impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social
author Carneiro, Francisca Samara Avelino
author_facet Carneiro, Francisca Samara Avelino
Sousa, Rossana Vescya Formiga de
author_role author
author2 Sousa, Rossana Vescya Formiga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Francisca Samara Avelino
Sousa, Rossana Vescya Formiga de
dc.subject.por.fl_str_mv Crian?as
Habilidades Motoras
TGMD-2
topic Crian?as
Habilidades Motoras
TGMD-2
description Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de atividade f?sica no desenvolvimento motor de crian?as em situa??o de vulnerabilidade social e a influ?ncia do ambiente no desenvolvimento motor das mesmas. M?todos: foi realizado com 17 crian?as com idade entre sete e dez anos, de ambos os sexos, foi utilizado o teste TGMD-2 (Test of Gross Motor DevelopmentII), para avaliar 12 habilidades motoras e ap?s esta avalia??o foi implantado um programa de atividades f?sicas, que trabalharam as doze habilidades motoras fundamentais avaliadas. Ao fim das interven??es foi feito o p?s teste se utilizando da bateria de teste TGMD 2 e empregado teste de normalidade dos dados e, em seguida, teste de compara??o dos dados repetidos de acordo com a normalidade apresentada pelos dados, al?m da estat?stica descritiva, a partir das medidas central e de dispers?o, realizou-se uma entrevista de LEFEVRE & LEFEVRE (2005) com o intuito de identificar a percep??o dos pais/respons?veis sobre o impacto do projeto de educa??o pelo esporte nos recursos pessoais das crian?as e no macrossistema relacionado ? educa??o f?sica, esporte e lazer, a amostra foi composta por 13 respons?veis pelas crian?as. Resultados: mostraram que no pr? TGMD-2, 100% das crian?as estavam com escores ?muito pobre?, no p?s teste 41,2% classificou-se como ?pobre?, 5,9% classificou-se como ?abaixo da m?dia? e 52,9% permaneceu ?muito pobre?. Ambos os sexos apresentarem a classifica??o ?muito Pobre? pr? teste, no p?s teste as meninas sa?ram da classifica??o ?Muito Pobre? para ?Abaixo da M?dia? e os meninos mantiveram ?Muito Pobre? a ?Pobre?. O pr? e o p?s teste na faixa et?ria dos 7 anos obtiveram uma melhora de 22,34%, na dos 8 anos alcan?aram melhora de 25,8%, e na dos 9 anos, atingiram uma melhora de 37,33%. Os resultados da entrevista mostraram que h? riscos no ambiente onde as crian?as est?o inseridas, n?o existem programa educativos pelo esporte, n?o tem estrutura f?sicas adequada, op??es de vida ? prec?rio e n?o tem aulas de educa??o f?sica para as crian?as. Conclus?o: Pode ? se concluir que um programa de educa??o f?sica bem planejadas, resultou em um crescimento significativo do repert?rio motor de crian?as, embora estejam inseridas em um ambiente que n?o favorece seu desenvolvimento motor.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2213
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2213/1/TCC+-+FRANCISCA+SAMARA+AVELINO+CARNEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 647487b6b5f0f327198ebaafd5e1f32b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422312524808192