Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Bruna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Deisy de Oliveira, Pires, Ademir Faria, Pizani, Juliana, Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407
Resumo: O presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas.
id USP-35_1071fa8186f86fa8fc47ba2367b49fa1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215407
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coachesSaberes, contextos e situações de aprendizagens significativas na formação de treinadoras de Ginástica RítmicaGymnasticsProfessional trainingSports trainingKnowledge Ginástica Formação profissionalTreinamento esportivoConhecimentoO presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas. The present article aims to list the knowledge considered important by experts of Rhythmic Gymnastics (RG) for the performance of coaches in this sport, as well as to highlight its articulation with learning contexts and situations. It is characterized as a descriptive study of qualitative nature and includes the participation of six experts in the field who work in different RG areas (national team coaches, international referees, and researchers in the field). A semi-structured interview was used as the research instrument, based on three investigative axes: knowledge, contexts, and learning situations. It was found that the knowledge acquired through experience, which is reflected in the daily practical work of the profession, is a priority for the training and intervention of RG coaches. This knowledge is assimilated in non-formal and informal learning contexts and is immediately applicable, but it needs to be employed in a creative and innovative way, as well as requiring the deepening of disciplinary knowledge. Unmediated and internal situations assume greater significance, however, they must be articulated with critical and reflective attitudes towards performance. The experts pointed out the need for a training course with certification that assumes a Brazilian reality identity for training in sports gymnastics.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/21540710.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp2154071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407/201674Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, BrunaSilva, Deisy de OliveiraPires, Ademir FariaPizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraPaz, BrunaSilva, Deisy de OliveiraPires, Ademir FariaPizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2024-02-08T12:25:28Zoai:revistas.usp.br:article/215407Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2024-02-08T12:25:28Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
Saberes, contextos e situações de aprendizagens significativas na formação de treinadoras de Ginástica Rítmica
title Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
spellingShingle Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
Paz, Bruna
Gymnastics
Professional training
Sports training
Knowledge
Ginástica
Formação profissional
Treinamento esportivo
Conhecimento
title_short Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
title_full Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
title_fullStr Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
title_full_unstemmed Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
title_sort Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
author Paz, Bruna
author_facet Paz, Bruna
Silva, Deisy de Oliveira
Pires, Ademir Faria
Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author_role author
author2 Silva, Deisy de Oliveira
Pires, Ademir Faria
Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Bruna
Silva, Deisy de Oliveira
Pires, Ademir Faria
Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Paz, Bruna
Silva, Deisy de Oliveira
Pires, Ademir Faria
Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
dc.subject.por.fl_str_mv Gymnastics
Professional training
Sports training
Knowledge
Ginástica
Formação profissional
Treinamento esportivo
Conhecimento
topic Gymnastics
Professional training
Sports training
Knowledge
Ginástica
Formação profissional
Treinamento esportivo
Conhecimento
description O presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407
10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407/201674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935633362944