Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas. |
id |
USP-35_1071fa8186f86fa8fc47ba2367b49fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/215407 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coachesSaberes, contextos e situações de aprendizagens significativas na formação de treinadoras de Ginástica RítmicaGymnasticsProfessional trainingSports trainingKnowledge Ginástica Formação profissionalTreinamento esportivoConhecimentoO presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas. The present article aims to list the knowledge considered important by experts of Rhythmic Gymnastics (RG) for the performance of coaches in this sport, as well as to highlight its articulation with learning contexts and situations. It is characterized as a descriptive study of qualitative nature and includes the participation of six experts in the field who work in different RG areas (national team coaches, international referees, and researchers in the field). A semi-structured interview was used as the research instrument, based on three investigative axes: knowledge, contexts, and learning situations. It was found that the knowledge acquired through experience, which is reflected in the daily practical work of the profession, is a priority for the training and intervention of RG coaches. This knowledge is assimilated in non-formal and informal learning contexts and is immediately applicable, but it needs to be employed in a creative and innovative way, as well as requiring the deepening of disciplinary knowledge. Unmediated and internal situations assume greater significance, however, they must be articulated with critical and reflective attitudes towards performance. The experts pointed out the need for a training course with certification that assumes a Brazilian reality identity for training in sports gymnastics.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/21540710.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp2154071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407/201674Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, BrunaSilva, Deisy de OliveiraPires, Ademir FariaPizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraPaz, BrunaSilva, Deisy de OliveiraPires, Ademir FariaPizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2024-02-08T12:25:28Zoai:revistas.usp.br:article/215407Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2024-02-08T12:25:28Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches Saberes, contextos e situações de aprendizagens significativas na formação de treinadoras de Ginástica Rítmica |
title |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
spellingShingle |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches Paz, Bruna Gymnastics Professional training Sports training Knowledge Ginástica Formação profissional Treinamento esportivo Conhecimento |
title_short |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
title_full |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
title_fullStr |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
title_full_unstemmed |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
title_sort |
Knowledge, contexts and situations of significant learning in the training of rhythmic gymnastics coaches |
author |
Paz, Bruna |
author_facet |
Paz, Bruna Silva, Deisy de Oliveira Pires, Ademir Faria Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Deisy de Oliveira Pires, Ademir Faria Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Bruna Silva, Deisy de Oliveira Pires, Ademir Faria Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Paz, Bruna Silva, Deisy de Oliveira Pires, Ademir Faria Pizani, Juliana Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gymnastics Professional training Sports training Knowledge Ginástica Formação profissional Treinamento esportivo Conhecimento |
topic |
Gymnastics Professional training Sports training Knowledge Ginástica Formação profissional Treinamento esportivo Conhecimento |
description |
O presente artigo tem como objetivo elencar os saberes considerados importantes por experts de Ginástica Rítmica (GR) para a atuação de treinadoras da modalidade, bem como evidenciar sua articulação com os contextos e situações de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo e contou com a participação de seis experts da área atuantes em diferentes espaços da GR (treinadoras de seleções nacionais, árbitros internacionais e pesquisadores da área). Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, elaborada com base em três eixos investigativos, sendo eles: os saberes, os contextos e as situações de aprendizagem. Verificou-se que os saberes adquiridos na experiência que se refletem no fazer prático cotidiano da profissão são prioritários para a formação e intervenção de treinadoras de GR. Eles são assimilados nos contextos não formais e informais de aprendizagem e têm utilização imediata, mas precisam ser empregados de forma criativa e inovadora, além de demandar a necessidade de aprofundar os conhecimentos disciplinares. As situações não mediadas e internas assumem maior expressividade, porém, devem estar articuladas a posturas críticas e reflexivas sobre a atuação. Foi apontada, pelas experts, a necessidade de um curso formativo com certificação que assuma uma identidade da realidade brasileira para o treinamento em ginásticas esportivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407 10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215407/201674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215407 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935633362944 |