Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769 |
Resumo: | A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores. |
id |
USP-35_1786de32058559ce76f429786adee58f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16769 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional Emotions, stress, anxiety and coping: a qualitative study with international level coaches StressAnxietyCopingEmotionsCoachesQualitative investigationStressAnsiedadeCopingEmoçõesTreinadoresEstudo qualitativo A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores. The influence of psychological factors on athletes' sport performance is, in general, well documented; however, there is little understanding of the role these factors and processes play in coaches. In this sense, using a semi-structured interview, the present study aimed to identify, in six elite coaches aged between 55 and 63 (M = 59 ± 3.03) and representing diverse sports, the most important psychological skills and characteristics for obtaining success, the major sources of stress and anxiety and the coping strategies most used in problematic and stressful situations; additionally, the role of further emotions, other than anxiety, in competitive performance, was also explored. The results revealed that: 1) motivation was considered one of the most important psychological skills/ characteristics for success in sport; 2) the major sources of stress were related with athletes' performance; 3) the coaches used several coping strategies simultaneously, usually adaptative; 4) in addition to anxiety, other positive and negative emotions influenced coaches' performance. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1676910.1590/S1807-55092010000300004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 331-342 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 331-342 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 331-342 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769/18482Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, CláudiaCruz, José FernandoFonseca, António Manuel2012-05-22T12:42:12Zoai:revistas.usp.br:article/16769Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:42:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional Emotions, stress, anxiety and coping: a qualitative study with international level coaches |
title |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
spellingShingle |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional Dias, Cláudia Stress Anxiety Coping Emotions Coaches Qualitative investigation Stress Ansiedade Coping Emoções Treinadores Estudo qualitativo |
title_short |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
title_full |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
title_fullStr |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
title_full_unstemmed |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
title_sort |
Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional |
author |
Dias, Cláudia |
author_facet |
Dias, Cláudia Cruz, José Fernando Fonseca, António Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, José Fernando Fonseca, António Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cláudia Cruz, José Fernando Fonseca, António Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stress Anxiety Coping Emotions Coaches Qualitative investigation Stress Ansiedade Coping Emoções Treinadores Estudo qualitativo |
topic |
Stress Anxiety Coping Emotions Coaches Qualitative investigation Stress Ansiedade Coping Emoções Treinadores Estudo qualitativo |
description |
A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769 10.1590/S1807-55092010000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092010000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769/18482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 331-342 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 331-342 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 331-342 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931345735680 |