Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cláudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cruz, José Fernando, Fonseca, António Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769
Resumo: A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores.
id USP-35_1786de32058559ce76f429786adee58f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16769
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional Emotions, stress, anxiety and coping: a qualitative study with international level coaches StressAnxietyCopingEmotionsCoachesQualitative investigationStressAnsiedadeCopingEmoçõesTreinadoresEstudo qualitativo A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores. The influence of psychological factors on athletes' sport performance is, in general, well documented; however, there is little understanding of the role these factors and processes play in coaches. In this sense, using a semi-structured interview, the present study aimed to identify, in six elite coaches aged between 55 and 63 (M = 59 ± 3.03) and representing diverse sports, the most important psychological skills and characteristics for obtaining success, the major sources of stress and anxiety and the coping strategies most used in problematic and stressful situations; additionally, the role of further emotions, other than anxiety, in competitive performance, was also explored. The results revealed that: 1) motivation was considered one of the most important psychological skills/ characteristics for success in sport; 2) the major sources of stress were related with athletes' performance; 3) the coaches used several coping strategies simultaneously, usually adaptative; 4) in addition to anxiety, other positive and negative emotions influenced coaches' performance. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1676910.1590/S1807-55092010000300004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 331-342 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 331-342 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 331-342 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769/18482Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, CláudiaCruz, José FernandoFonseca, António Manuel2012-05-22T12:42:12Zoai:revistas.usp.br:article/16769Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:42:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
Emotions, stress, anxiety and coping: a qualitative study with international level coaches
title Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
spellingShingle Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
Dias, Cláudia
Stress
Anxiety
Coping
Emotions
Coaches
Qualitative investigation
Stress
Ansiedade
Coping
Emoções
Treinadores
Estudo qualitativo
title_short Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
title_full Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
title_fullStr Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
title_full_unstemmed Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
title_sort Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional
author Dias, Cláudia
author_facet Dias, Cláudia
Cruz, José Fernando
Fonseca, António Manuel
author_role author
author2 Cruz, José Fernando
Fonseca, António Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cláudia
Cruz, José Fernando
Fonseca, António Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Anxiety
Coping
Emotions
Coaches
Qualitative investigation
Stress
Ansiedade
Coping
Emoções
Treinadores
Estudo qualitativo
topic Stress
Anxiety
Coping
Emotions
Coaches
Qualitative investigation
Stress
Ansiedade
Coping
Emoções
Treinadores
Estudo qualitativo
description A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769
10.1590/S1807-55092010000300004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16769/18482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 331-342
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 331-342
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 331-342
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931345735680