Stress e ansiedade aos testes nos estudantes universitários: Mecanismos de coping envolvidos e relação com o desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cátia Sofia Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3868
Resumo: O objectivo do presente estudo é o de verificar quais os níveis de stress e ansiedade aos testes, de um grupo de estudantes universitários, a forma como esses níveis se relacionam com o desempenho, se o factor emprego influencia o desempenho dos estudantes e qual o papel da variável coping na relação entre o stress e a ansiedade aos testes, e o desempenho. O estudo foi desenvolvido transversalmente e envolveu 118 inquiridos, de duas faculdades de Lisboa. Da amostra total, 80,5% são do sexo feminino e 19,5% do sexo masculino. A média de idades está entre os 18 e os 23 anos, e 39,8% são trabalhadores estudantes, enquanto 60,2% são apenas estudantes. Os resultados mostram uma relação negativa entre os níveis de stress e ansiedade aos testes e o desempenho no teste, nomeadamente entre as dimensões “Preocupação”, “Pensamentos irrelevantes” e “Sintomas Somáticos” e o desempenho. As estratégias de coping mais utilizadas são as estratégias de “Retraimento, Conversão e Aditividade”, estratégia de coping orientada para o evitamento, e o “Controlo”, estratégia de coping orientada para o problema. Conclui-se que os níveis de stress e ansiedade aos testes aumentam à medida que os níveis de desempenho diminuem. Não foram encontradas diferenças entre as médias de stress e ansiedade aos testes nos estudantes que trabalham em relação aos que não trabalham. Os níveis de coping influenciam o stress e a ansiedade nos testes, mas não influenciam o desempenho.
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