Sport on indigenous lands in the Paraná State: elements for a public policy
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141776 |
Resumo: | Este artigo responde às seguintes questões: Para as populações indígenas do Paraná o que signifi cam as práticas corporais esportivas no lazer? Como eles interagem suas práticas locais com as manifestações não indígenas? Como podemos pensar políticas a partir das práticas sociais e do pensamento ameríndio? Em termos metodológicos, desenvolvemos pesquisa-ação junto às populações Guarani, Xetá e Kaingang. Foram realizados inventários “in loco”, consultando lideranças sobre necessidades e potencialidades esportivas de cada comunidade. Também realizamos, em articulação com este público, ações de formação de lideranças esportivas, construção de festivais, jogos estaduais e ações colaborativas de revitalização da cultura corporal desses povos. Os resultados apontam que a prática de hibridação cultural é recorrente em cada povo, mas com usos e ressignifi cações específi cas para cada terra indígena. Dentre as práticas corporais, o esporte é o elemento mais recorrente na interação multicultural, mas a pintura corporal, as lutas e as danças são eleitas para marcar a identidade da etnia junto à língua e ao artesanato. Concluímos que os povos participantes do estudo vêm no esporte dois mecanismos: a) ressignifi cação de suas práticas históricas; b) diálogo intercultural com a sociedade não indígena. Se o conhecimento deve se voltar ao interesse público, sugerimos que as políticas da área se pautem nessa intencionalidade nativa. |
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Sport on indigenous lands in the Paraná State: elements for a public policyO esporte em terras indígenas no Paraná: elementos para uma política públicaPublic policiesIndigenous populationInterculturalSportLeisure.Políticas públicasPopulação indígenaInterculturalEsporteLazer.Este artigo responde às seguintes questões: Para as populações indígenas do Paraná o que signifi cam as práticas corporais esportivas no lazer? Como eles interagem suas práticas locais com as manifestações não indígenas? Como podemos pensar políticas a partir das práticas sociais e do pensamento ameríndio? Em termos metodológicos, desenvolvemos pesquisa-ação junto às populações Guarani, Xetá e Kaingang. Foram realizados inventários “in loco”, consultando lideranças sobre necessidades e potencialidades esportivas de cada comunidade. Também realizamos, em articulação com este público, ações de formação de lideranças esportivas, construção de festivais, jogos estaduais e ações colaborativas de revitalização da cultura corporal desses povos. Os resultados apontam que a prática de hibridação cultural é recorrente em cada povo, mas com usos e ressignifi cações específi cas para cada terra indígena. Dentre as práticas corporais, o esporte é o elemento mais recorrente na interação multicultural, mas a pintura corporal, as lutas e as danças são eleitas para marcar a identidade da etnia junto à língua e ao artesanato. Concluímos que os povos participantes do estudo vêm no esporte dois mecanismos: a) ressignifi cação de suas práticas históricas; b) diálogo intercultural com a sociedade não indígena. Se o conhecimento deve se voltar ao interesse público, sugerimos que as políticas da área se pautem nessa intencionalidade nativa.This article answers the following questions: To the indigenous people of Paraná, what means the sports and body practices during leisure? How they interact their local practices with non-indigenous demonstrations? How can we think policies according to social practices and the Amerindian thought? In terms of methodology, we developed an action research within Guarani, Xetá and Kaingang communities. Consulting leaders conducted On-site assessments about needs and sporting potential of each community. We also held in conjunction with this public, training sessions of sports leaders, festival organizations, state games and collaborative actions to revitalize the body culture of these populations. The results show that the practice of cultural hybridization recurs in every population, but with specifi c uses and resignifi cations for each indigenous land. Among the physical practices, sport is the recurrent element in multicultural interaction, but choose body paint, fi ghts and the dances, to mark the identity of the ethnic group with the language and craft. We conclude that the study participants see in the sport two mechanisms: a) redefi nition of its historical practices; b) Intercultural dialogue with the non-indigenous society. If the knowledge must turn to the public interest, we suggest guiding area policies in this native intentionality.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14177610.11606/1807-5509201700010247Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 247-257Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 247-257Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 247-2571981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141776/136805https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141776/136806Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoaretto, Juliana DiasPimentel, Giuliano Gomes de Assis2017-12-19T19:39:03Zoai:revistas.usp.br:article/141776Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-12-19T19:39:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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