Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420 |
Resumo: | Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos. |
id |
USP-35_201a773aa8cfa04cdcec4337ad6b4788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184420 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação InfantilCritical review of the Brazilian literature about sports news coverings of women’s soccerPublicationsState of artOffi cial guiding documentsChildhoodPublicaçõesEstado da arteDocumentos legais e pedagógicosInfânciaAnalisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.This article analyzes the academic-scientifi c productions of Physical Education on Early Childhood Education, in dialogue with the concepts and assumptions present in the current guiding documents of this segment of education in Brazil. It makes a State of the Art about these publications, seeking to subsume and systematize the production in this area of knowledge. It is a bibliographical research that uses as sources: 76 theses and dissertations defended in the Graduation Programs in Physical Education of Brazil, 117 articles published in scientifi c journals of the area and 25 academic papers published in Annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences. It adopts the Iramuteq software for analysis of the textual corpus. It is noticed that, although timidly, there are theoretical references that are more aligned with the perspective of childhood present in the guidance documents of the Infantile Education in the Country. Biologicist concepts of Physical Education infantile and of child under strong infl uence of theoretical references coming from the fi eld of Psychology and Motor Behavior predominate in the investigated productions, thus diverging from those stated in the mentioned documentsUniversidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442010.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 67-79Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 67-79Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 67-791981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420/170696Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rodrigo Lema Del Rio Trindade, Luísa Helmer Mello, André da Silva 2021-06-16T20:36:00Zoai:revistas.usp.br:article/184420Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil Critical review of the Brazilian literature about sports news coverings of women’s soccer |
title |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
spellingShingle |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil Martins, Rodrigo Lema Del Rio Publications State of art Offi cial guiding documents Childhood Publicações Estado da arte Documentos legais e pedagógicos Infância |
title_short |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
title_full |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
title_fullStr |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
title_sort |
Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil |
author |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
author_facet |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio Trindade, Luísa Helmer Mello, André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Luísa Helmer Mello, André da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rodrigo Lema Del Rio Trindade, Luísa Helmer Mello, André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publications State of art Offi cial guiding documents Childhood Publicações Estado da arte Documentos legais e pedagógicos Infância |
topic |
Publications State of art Offi cial guiding documents Childhood Publicações Estado da arte Documentos legais e pedagógicos Infância |
description |
Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420/170696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 67-79 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 67-79 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 67-79 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935160455168 |