Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Luísa Helmer, Mello, André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420
Resumo: Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.
id USP-35_201a773aa8cfa04cdcec4337ad6b4788
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184420
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação InfantilCritical review of the Brazilian literature about sports news coverings of women’s soccerPublicationsState of artOffi cial guiding documentsChildhoodPublicaçõesEstado da arteDocumentos legais e pedagógicosInfânciaAnalisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.This  article  analyzes  the  academic-scientifi  c  productions  of  Physical  Education  on  Early  Childhood  Education, in dialogue with the concepts and assumptions present in the current guiding documents of this segment of education in Brazil. It makes a State of the Art about these publications, seeking to subsume and systematize the production in this area of knowledge. It is a bibliographical research that uses as sources: 76 theses and dissertations defended in the Graduation Programs in Physical Education of  Brazil,  117  articles  published  in  scientifi  c  journals  of  the  area  and  25  academic  papers  published  in Annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences. It adopts the Iramuteq software for analysis of the textual corpus. It is noticed that, although timidly, there are theoretical references that are more aligned with the perspective of childhood present in the guidance documents of the Infantile Education in the Country. Biologicist concepts of Physical Education infantile and of child under strong infl uence of theoretical references coming from the fi eld of Psychology and Motor Behavior predominate in the investigated productions, thus diverging from those stated in the mentioned documentsUniversidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442010.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 67-79Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 67-79Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 67-791981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420/170696Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rodrigo Lema Del Rio Trindade, Luísa Helmer Mello, André da Silva 2021-06-16T20:36:00Zoai:revistas.usp.br:article/184420Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
Critical review of the Brazilian literature about sports news coverings of women’s soccer
title Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
spellingShingle Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Publications
State of art
Offi cial guiding documents
Childhood
Publicações
Estado da arte
Documentos legais e pedagógicos
Infância
title_short Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
title_full Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
title_fullStr Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
title_full_unstemmed Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
title_sort Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
author Martins, Rodrigo Lema Del Rio
author_facet Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Trindade, Luísa Helmer
Mello, André da Silva
author_role author
author2 Trindade, Luísa Helmer
Mello, André da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Trindade, Luísa Helmer
Mello, André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Publications
State of art
Offi cial guiding documents
Childhood
Publicações
Estado da arte
Documentos legais e pedagógicos
Infância
topic Publications
State of art
Offi cial guiding documents
Childhood
Publicações
Estado da arte
Documentos legais e pedagógicos
Infância
description Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184420/170696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 67-79
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 67-79
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 67-79
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935160455168