Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FOLLE, Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COLLET, Carine, SALLES, William das Neves, NASCIMENTO, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Participaram do estudo 31 atletas e dois treinadores pertencentes a um clube de destaque na formação do basquetebol do estado de Santa Catarina/Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software NVivo 9.2. Os resultados revelaram a importância e os desafios em torno da vivência simultânea de transições esportivas e não esportivas, destacando-se que as atletas vivenciaram a transição da iniciação para a especialização ao mesmo tempo em que experienciaram a transição da infância para a adolescência. As atletas que vivenciaram transições para o treinamento especializado mais intenso também experienciaram transições psicossociais importantes, sobretudo relacionadas ao convívio social (amizades) e ao estudo (passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio). Por fim, ao transitarem das categorias de base para a adulta, as jogadoras passaram por transições tanto nos relacionamentos interpessoais (namoro) quanto na passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior. As evidências encontradas permitem concluir sobre a importância de compreender com profundidade as transições vivenciadas e o quanto afetam o desenvolvimento esportivo de atletas de basquetebol feminino, bem como identificar os recursos e as estratégias intrínsecas e extrínsecas utilizadas para a superação bem-sucedida destas diferentes transições.
id USP-35_23da91fc7005a5bcd386559ac4fd27a3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117532
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino Transitions in the process of female basketball players’ development O objetivo deste estudo foi investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Participaram do estudo 31 atletas e dois treinadores pertencentes a um clube de destaque na formação do basquetebol do estado de Santa Catarina/Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software NVivo 9.2. Os resultados revelaram a importância e os desafios em torno da vivência simultânea de transições esportivas e não esportivas, destacando-se que as atletas vivenciaram a transição da iniciação para a especialização ao mesmo tempo em que experienciaram a transição da infância para a adolescência. As atletas que vivenciaram transições para o treinamento especializado mais intenso também experienciaram transições psicossociais importantes, sobretudo relacionadas ao convívio social (amizades) e ao estudo (passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio). Por fim, ao transitarem das categorias de base para a adulta, as jogadoras passaram por transições tanto nos relacionamentos interpessoais (namoro) quanto na passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior. As evidências encontradas permitem concluir sobre a importância de compreender com profundidade as transições vivenciadas e o quanto afetam o desenvolvimento esportivo de atletas de basquetebol feminino, bem como identificar os recursos e as estratégias intrínsecas e extrínsecas utilizadas para a superação bem-sucedida destas diferentes transições. The aim of this study was to investigate the transitions present in the process of female basketball players’ development. Thirty-one athletes and two coaches from a top-rated development basketball club of Santa Catarina/Brazil participated on the study. Data collection occurred through semi-structured interviews and were analyzed by the technique of content analysis, with the support of NVivo 9.2 software. Results revealed the importance and the challenges around the simultaneous experiences of sporting and non-sporting transitions, highlighting that athletes experienced the transition from initiation to specialization in basketball at the same time that they experienced the transition from childhood to adolescence. The athletes who experienced transitions to more intense specialized training also experienced significant psychosocial transitions, especially related to social life (friendships), leisure and study (transition from Elementary School to High School). Finally, while transiting from the young categories to the adult one, players have gone through transitions both in interpersonal relationships (dating) and from high school to college. The evidence found allow us to conclude about the importance of deepen the understanding of the lived transitions and how they affect the development of female basketball athletes, as well as to identify the intrinsic and extrinsic features and strategies used to the successful overcoming of these different transitions. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11753210.1590/1807-55092016000200477Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 477-490Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 477-490Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 477-4901981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532/115266https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532/115267Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFOLLE, AlexandraCOLLET, CarineSALLES, William das NevesNASCIMENTO, Juarez Vieira do2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117532Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
Transitions in the process of female basketball players’ development
title Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
spellingShingle Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
FOLLE, Alexandra
title_short Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
title_full Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
title_fullStr Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
title_full_unstemmed Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
title_sort Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
author FOLLE, Alexandra
author_facet FOLLE, Alexandra
COLLET, Carine
SALLES, William das Neves
NASCIMENTO, Juarez Vieira do
author_role author
author2 COLLET, Carine
SALLES, William das Neves
NASCIMENTO, Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FOLLE, Alexandra
COLLET, Carine
SALLES, William das Neves
NASCIMENTO, Juarez Vieira do
description O objetivo deste estudo foi investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Participaram do estudo 31 atletas e dois treinadores pertencentes a um clube de destaque na formação do basquetebol do estado de Santa Catarina/Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software NVivo 9.2. Os resultados revelaram a importância e os desafios em torno da vivência simultânea de transições esportivas e não esportivas, destacando-se que as atletas vivenciaram a transição da iniciação para a especialização ao mesmo tempo em que experienciaram a transição da infância para a adolescência. As atletas que vivenciaram transições para o treinamento especializado mais intenso também experienciaram transições psicossociais importantes, sobretudo relacionadas ao convívio social (amizades) e ao estudo (passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio). Por fim, ao transitarem das categorias de base para a adulta, as jogadoras passaram por transições tanto nos relacionamentos interpessoais (namoro) quanto na passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior. As evidências encontradas permitem concluir sobre a importância de compreender com profundidade as transições vivenciadas e o quanto afetam o desenvolvimento esportivo de atletas de basquetebol feminino, bem como identificar os recursos e as estratégias intrínsecas e extrínsecas utilizadas para a superação bem-sucedida destas diferentes transições.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532
10.1590/1807-55092016000200477
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092016000200477
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532/115266
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117532/115267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 477-490
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 477-490
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 477-490
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933513142272