Modelo psicobiológico: uma nova explicação para o controle da intensidade e (in)tolerância durante exercícios de resistência cardiorrespiratória
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58572 |
Resumo: | Os mecanismos que explicam fadiga e exaustão, controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória têm sido estudados há mais de um século. Apesar de diversas teorias científicas atualmente disponíveis, nos últimos cinco anos um novo modelo chamado de Psicobiológico tem sido proposto. Este modelo dá maior importância aos fatores perceptuais e motivacionais em relação aos seus antecessores, bem como a respectiva influência destes fatores no processo consciente de tomada de decisão e controle comportamental. Nesta revisão, nós apresentamos evidências experimentais e sintetizamos os pontos chaves do modelo Psicobiológico que explicam o controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória. Adicionalmente, nós discutimos como o modelo explica as adaptações ao treinamento relacionadas à melhora no desempenho, as manipulações experimentais e suas predições. Ao final, propomos futuras direções para esta área investigativa. O modelo Psicobiológico pode proporcionar uma nova perspectiva aos resultados anteriormente publicados na literatura, ajudando os cientistas a entenderem melhor seus problemas de pesquisa, assim como analisar e interpretar novas evidências mais precisamente. |
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Modelo psicobiológico: uma nova explicação para o controle da intensidade e (in)tolerância durante exercícios de resistência cardiorrespiratóriaThe psychobiological model: a new explanation to intensity regulation and (in)tolerance in endurance exerciseExercise performanceFatiguePerception of effortDesempenho no exercícioFadigaEsforço percebidoOs mecanismos que explicam fadiga e exaustão, controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória têm sido estudados há mais de um século. Apesar de diversas teorias científicas atualmente disponíveis, nos últimos cinco anos um novo modelo chamado de Psicobiológico tem sido proposto. Este modelo dá maior importância aos fatores perceptuais e motivacionais em relação aos seus antecessores, bem como a respectiva influência destes fatores no processo consciente de tomada de decisão e controle comportamental. Nesta revisão, nós apresentamos evidências experimentais e sintetizamos os pontos chaves do modelo Psicobiológico que explicam o controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória. Adicionalmente, nós discutimos como o modelo explica as adaptações ao treinamento relacionadas à melhora no desempenho, as manipulações experimentais e suas predições. Ao final, propomos futuras direções para esta área investigativa. O modelo Psicobiológico pode proporcionar uma nova perspectiva aos resultados anteriormente publicados na literatura, ajudando os cientistas a entenderem melhor seus problemas de pesquisa, assim como analisar e interpretar novas evidências mais precisamente.The mechanisms underpinning fatigue and exhaustion, and the specific sources of exercise-endurance intensity regulation and (in)tolerance have been investigated for over a century. Although several scientific theories are currently available, over the past five years a new framework called Psychobiological model has been proposed. This model gives greater attention to perceptual and motivational factors than its antecedents, and their respective influence on the conscious process of decision-making and behavioral regulation. In this review we present experimental evidences and summarize the key points of the Psychobiological model to explain intensity regulation and (in)tolerance in endurance exercise. Still, we discuss how the Psychobiological model explains training-induced adaptations related to improvements in performance, experimental manipulations, its predictions, and propose future directions for this investigative area. The Psychobiological model may give a new perspective to the results already published in the literature, helping scientists to better guide their research problems, as well as to analyze and interpret new findings more accurately.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5857210.1590/S1807-55092013005000008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 333-340Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 333-340Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 333-3401981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58572/61593Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSmirmaul, Bruno Paula CaraçaDantas, José LuizNakamura, Fábio YuzoPereira, Gleber2013-07-12T20:42:25Zoai:revistas.usp.br:article/58572Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:42:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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