Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16784 |
Summary: | O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural. |
id |
USP-35_285af4ef700f66e9501c73c75a0b9896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16784 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física Sports and pedagogic mediation Educação físicaPedagogiaConteúdoEsporteEstudantePhysical educationPedagogyContentSportStudent O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural. This study analyzed the students' knowledge about the phenomenon "modern sport". The objective was to identify, mediate and problemize the concept of sport formed by students. The prospect of mediation teaching, in particular the contributions of FONTANA (2000), and reading sociology of BOURDIEU (1983) were theoretical grounds for thinking the concepts of sport produced in class. The research, characterized as participant, was performed with students of sixth and seventh grades at a state school in the city of Sao Paulo. Data were classified in reports on lessons mediated by the teacher/researcher. From the pedagogical mediation and analysis of reports can be considered how have changed the thinking of students regarding to the phenomenon of sports in the direction of the sociocultural nature. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1678410.1590/S1807-55092010000400007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 493-505 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 493-505 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 493-505 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16784/18497Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, ThiagoHonorato, Tony2012-05-22T12:43:46Zoai:revistas.usp.br:article/16784Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:46Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física Sports and pedagogic mediation |
title |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física Pimenta, Thiago Educação física Pedagogia Conteúdo Esporte Estudante Physical education Pedagogy Content Sport Student |
title_short |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
title_full |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
title_sort |
Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física |
author |
Pimenta, Thiago |
author_facet |
Pimenta, Thiago Honorato, Tony |
author_role |
author |
author2 |
Honorato, Tony |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Thiago Honorato, Tony |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Pedagogia Conteúdo Esporte Estudante Physical education Pedagogy Content Sport Student |
topic |
Educação física Pedagogia Conteúdo Esporte Estudante Physical education Pedagogy Content Sport Student |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16784 10.1590/S1807-55092010000400007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16784 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092010000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16784/18497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 4 (2010); 493-505 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 4 (2010); 493-505 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 4 (2010); 493-505 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931378241536 |