Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ehrenberg, Mônica Caldas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Rita de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077
Resumo: Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.
id USP-35_2a636541e24a15e49c7c6f3c04de546c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170077
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questãoInitial training and professional performance in Physical Education: the matter of danceHigher educationCurriculumLanguageArtsEducação superiorCurrículoLinguagemArteEste trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.This descriptive paper investigated the interfaces of dance knowledge in undergraduate study and professional practice in Physical Education in São Paulo State degree courses. The participants were twenty teachers working area. The questionnaire and document analysis of the programs of the disciplines related to dance four higher education institutions to which the subjects were submitted in its early formations were used. The data were analyzed through content analysis and the results indicated that knowledge to professional practice, allowing the texture of some relationships between training and professional performance. We highlight being necessary to clearly present the methodological and evaluative processes involving dance, creative experiences, the context of historical, cultural and social meanings hovering over her as key elements in the training of future teachers of Physical Education.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17007710.11606/1807-5509201800030415Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 415-425Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 415-4251981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077/160848Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessEhrenberg, Mônica CaldasFernandes, Rita de Cassia2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170077Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
Initial training and professional performance in Physical Education: the matter of dance
title Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
spellingShingle Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
Ehrenberg, Mônica Caldas
Higher education
Curriculum
Language
Arts
Educação superior
Currículo
Linguagem
Arte
title_short Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
title_full Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
title_fullStr Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
title_full_unstemmed Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
title_sort Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
author Ehrenberg, Mônica Caldas
author_facet Ehrenberg, Mônica Caldas
Fernandes, Rita de Cassia
author_role author
author2 Fernandes, Rita de Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ehrenberg, Mônica Caldas
Fernandes, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Higher education
Curriculum
Language
Arts
Educação superior
Currículo
Linguagem
Arte
topic Higher education
Curriculum
Language
Arts
Educação superior
Currículo
Linguagem
Arte
description Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077
10.11606/1807-5509201800030415
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201800030415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077/160848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 415-425
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 415-425
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934104539136