Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077 |
Resumo: | Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física. |
id |
USP-35_2a636541e24a15e49c7c6f3c04de546c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170077 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questãoInitial training and professional performance in Physical Education: the matter of danceHigher educationCurriculumLanguageArtsEducação superiorCurrículoLinguagemArteEste trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.This descriptive paper investigated the interfaces of dance knowledge in undergraduate study and professional practice in Physical Education in São Paulo State degree courses. The participants were twenty teachers working area. The questionnaire and document analysis of the programs of the disciplines related to dance four higher education institutions to which the subjects were submitted in its early formations were used. The data were analyzed through content analysis and the results indicated that knowledge to professional practice, allowing the texture of some relationships between training and professional performance. We highlight being necessary to clearly present the methodological and evaluative processes involving dance, creative experiences, the context of historical, cultural and social meanings hovering over her as key elements in the training of future teachers of Physical Education.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17007710.11606/1807-5509201800030415Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 415-425Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 415-4251981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077/160848Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessEhrenberg, Mônica CaldasFernandes, Rita de Cassia2020-07-13T01:35:16Zoai:revistas.usp.br:article/170077Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:35:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão Initial training and professional performance in Physical Education: the matter of dance |
title |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
spellingShingle |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão Ehrenberg, Mônica Caldas Higher education Curriculum Language Arts Educação superior Currículo Linguagem Arte |
title_short |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
title_full |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
title_fullStr |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
title_sort |
Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão |
author |
Ehrenberg, Mônica Caldas |
author_facet |
Ehrenberg, Mônica Caldas Fernandes, Rita de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Rita de Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ehrenberg, Mônica Caldas Fernandes, Rita de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher education Curriculum Language Arts Educação superior Currículo Linguagem Arte |
topic |
Higher education Curriculum Language Arts Educação superior Currículo Linguagem Arte |
description |
Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077 10.11606/1807-5509201800030415 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201800030415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077/160848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 3 (2018); 415-425 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 3 (2018); 415-425 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934104539136 |