Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras. |
id |
USP-35_2f617aa7e230fb00cdebd3817cac3600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16630 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula Continuing physical education course for preschool teachers: the diary writing interpretative research method Formação de professoresDiário de aulaEducação infantilEducação físicaTeacher's formationClass diaryPreschoolPhysical education Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras. This work investigated the thinking process of four teachers from a public preschool (EMEI) at São Paulo based on the research method of diary writing interpretation during continuing physical education course. It was analyzed patterns, tasks and dilemmas registered on the class diaries and data obtained by the interviews content analyze method realized by the teachers. At the beginning of registration the objectives and class content did not appear on teacher's evaluation that was focused on the emotions making up the reflexion in action. When the writing of the diaries and the collective discussions became part of their working routine, they could notice the main student's difficulties related to fundamental skills, rhythm activities and games. The teaching styles Tasks (circuits and learning stations, i.e.) and Self guided discovery were then applied and considered efficient. Rules games contributed in discussions about understanding, building and respecting of many social rules. There were difficulties extra- class (low salaries, difficulties on literature access, i.e.) that showed the material and pedagogical support importance (full-time employment of the teachers at only one School, i.e.). It supposes that the teacher's needs enough time for all activities involved on teaching. Then, with the children involved in the decisions during classes, it became possible to understand their thinking pattern, contributing with the class goals and making the planning and reflexion easier for the teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1663010.1590/S1807-55092006000400001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 4 (2006); 227-237 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 4 (2006); 227-237 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 4 (2006); 227-237 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630/18343Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiragibe, ValentinaFerraz, Osvaldo Luiz2012-05-22T12:24:52Zoai:revistas.usp.br:article/16630Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:24:52Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula Continuing physical education course for preschool teachers: the diary writing interpretative research method |
title |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
spellingShingle |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula Piragibe, Valentina Formação de professores Diário de aula Educação infantil Educação física Teacher's formation Class diary Preschool Physical education |
title_short |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
title_full |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
title_fullStr |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
title_sort |
Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula |
author |
Piragibe, Valentina |
author_facet |
Piragibe, Valentina Ferraz, Osvaldo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Osvaldo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piragibe, Valentina Ferraz, Osvaldo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Diário de aula Educação infantil Educação física Teacher's formation Class diary Preschool Physical education |
topic |
Formação de professores Diário de aula Educação infantil Educação física Teacher's formation Class diary Preschool Physical education |
description |
Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630 10.1590/S1807-55092006000400001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092006000400001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630/18343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 4 (2006); 227-237 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 4 (2006); 227-237 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 4 (2006); 227-237 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930301353984 |