Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piragibe, Valentina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ferraz, Osvaldo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630
Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras.
id USP-35_2f617aa7e230fb00cdebd3817cac3600
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16630
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula Continuing physical education course for preschool teachers: the diary writing interpretative research method Formação de professoresDiário de aulaEducação infantilEducação físicaTeacher's formationClass diaryPreschoolPhysical education Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras. This work investigated the thinking process of four teachers from a public preschool (EMEI) at São Paulo based on the research method of diary writing interpretation during continuing physical education course. It was analyzed patterns, tasks and dilemmas registered on the class diaries and data obtained by the interviews content analyze method realized by the teachers. At the beginning of registration the objectives and class content did not appear on teacher's evaluation that was focused on the emotions making up the reflexion in action. When the writing of the diaries and the collective discussions became part of their working routine, they could notice the main student's difficulties related to fundamental skills, rhythm activities and games. The teaching styles Tasks (circuits and learning stations, i.e.) and Self guided discovery were then applied and considered efficient. Rules games contributed in discussions about understanding, building and respecting of many social rules. There were difficulties extra- class (low salaries, difficulties on literature access, i.e.) that showed the material and pedagogical support importance (full-time employment of the teachers at only one School, i.e.). It supposes that the teacher's needs enough time for all activities involved on teaching. Then, with the children involved in the decisions during classes, it became possible to understand their thinking pattern, contributing with the class goals and making the planning and reflexion easier for the teachers. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1663010.1590/S1807-55092006000400001Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 4 (2006); 227-237 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 4 (2006); 227-237 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 4 (2006); 227-237 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630/18343Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiragibe, ValentinaFerraz, Osvaldo Luiz2012-05-22T12:24:52Zoai:revistas.usp.br:article/16630Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:24:52Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
Continuing physical education course for preschool teachers: the diary writing interpretative research method
title Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
spellingShingle Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
Piragibe, Valentina
Formação de professores
Diário de aula
Educação infantil
Educação física
Teacher's formation
Class diary
Preschool
Physical education
title_short Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
title_full Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
title_fullStr Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
title_full_unstemmed Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
title_sort Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula
author Piragibe, Valentina
author_facet Piragibe, Valentina
Ferraz, Osvaldo Luiz
author_role author
author2 Ferraz, Osvaldo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piragibe, Valentina
Ferraz, Osvaldo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Diário de aula
Educação infantil
Educação física
Teacher's formation
Class diary
Preschool
Physical education
topic Formação de professores
Diário de aula
Educação infantil
Educação física
Teacher's formation
Class diary
Preschool
Physical education
description Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630
10.1590/S1807-55092006000400001
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092006000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16630/18343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 4 (2006); 227-237
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 20 Núm. 4 (2006); 227-237
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 20 No. 4 (2006); 227-237
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930301353984