Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Christiano Robles Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Campos, Juliane Cruz, Moreira, José Bianco Nascimento, Nobre, Thaís Simões, Sanches, Iris Callado, Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes, Brum, Patrícia Chakur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568
Resumo: A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.
id USP-35_3144ae35ab6c24c1addcb11e7e607c10
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/58568
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialéticaExercise Physiology for undergraduates: the use of teaching strategies basead on the dialectical methodSportPhysical educationEducationEsporteEducação físicaEnsinoA metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.The dialectic method proposes a two-way teaching (teacher-student) that causes learning through ongoing task of the subjects. For this, the teacher assumes the role of mediator and directs several activities. In line with the above, Exercise Physiology is an academically oriented discipline undergoing in a dynamic environment, and the use of different teaching strategies is needed to optimize the appropriation of knowledge in an active way and contribute to the greater autonomy of university students. Therefore, the aim of this study was apply different strategies in the course entitled "Physiology of the Motor Activity I" at School of Physical Education and Sport of University of Sao Paulo and assess a correlation between students participation and students performance. We used teaching strategies such as exposition and dialogue classes, practical classes, conversations with experts, directed study, study of scientific texts, concept mapping, case study and study of the environment in order to optimize the appropriation of the concepts of exercise physiology with emphasis on neuromuscular and cardiovascular physiology exercise. Our main findings show significant and positive correlations between the presence in classes and the performance evaluations (p < 0.0001, r = 0.84) as well as between the tasks proposed and the performance evaluations (p < 0.0001; r = 0.69). Altogether, these data suggest that using different teaching strategies based on the dialectic method associated with the participation of students is essential for a good academic performance in Exercise Physiology.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5856810.1590/S1807-55092013000200012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 289-296Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 289-296Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 289-2961981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568/61589Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Christiano Robles RodriguesCampos, Juliane CruzMoreira, José Bianco NascimentoNobre, Thaís SimõesSanches, Iris CalladoForjaz, Cláudia Lúcia de MoraesBrum, Patrícia Chakur2013-07-12T20:41:41Zoai:revistas.usp.br:article/58568Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:41:41Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
Exercise Physiology for undergraduates: the use of teaching strategies basead on the dialectical method
title Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
spellingShingle Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
Alves, Christiano Robles Rodrigues
Sport
Physical education
Education
Esporte
Educação física
Ensino
title_short Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
title_full Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
title_fullStr Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
title_full_unstemmed Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
title_sort Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
author Alves, Christiano Robles Rodrigues
author_facet Alves, Christiano Robles Rodrigues
Campos, Juliane Cruz
Moreira, José Bianco Nascimento
Nobre, Thaís Simões
Sanches, Iris Callado
Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes
Brum, Patrícia Chakur
author_role author
author2 Campos, Juliane Cruz
Moreira, José Bianco Nascimento
Nobre, Thaís Simões
Sanches, Iris Callado
Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes
Brum, Patrícia Chakur
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Christiano Robles Rodrigues
Campos, Juliane Cruz
Moreira, José Bianco Nascimento
Nobre, Thaís Simões
Sanches, Iris Callado
Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes
Brum, Patrícia Chakur
dc.subject.por.fl_str_mv Sport
Physical education
Education
Esporte
Educação física
Ensino
topic Sport
Physical education
Education
Esporte
Educação física
Ensino
description A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568
10.1590/S1807-55092013000200012
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092013000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568/61589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 289-296
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 289-296
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 289-296
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932470857728