Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568 |
Resumo: | A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício. |
id |
USP-35_3144ae35ab6c24c1addcb11e7e607c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/58568 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialéticaExercise Physiology for undergraduates: the use of teaching strategies basead on the dialectical methodSportPhysical educationEducationEsporteEducação físicaEnsinoA metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.The dialectic method proposes a two-way teaching (teacher-student) that causes learning through ongoing task of the subjects. For this, the teacher assumes the role of mediator and directs several activities. In line with the above, Exercise Physiology is an academically oriented discipline undergoing in a dynamic environment, and the use of different teaching strategies is needed to optimize the appropriation of knowledge in an active way and contribute to the greater autonomy of university students. Therefore, the aim of this study was apply different strategies in the course entitled "Physiology of the Motor Activity I" at School of Physical Education and Sport of University of Sao Paulo and assess a correlation between students participation and students performance. We used teaching strategies such as exposition and dialogue classes, practical classes, conversations with experts, directed study, study of scientific texts, concept mapping, case study and study of the environment in order to optimize the appropriation of the concepts of exercise physiology with emphasis on neuromuscular and cardiovascular physiology exercise. Our main findings show significant and positive correlations between the presence in classes and the performance evaluations (p < 0.0001, r = 0.84) as well as between the tasks proposed and the performance evaluations (p < 0.0001; r = 0.69). Altogether, these data suggest that using different teaching strategies based on the dialectic method associated with the participation of students is essential for a good academic performance in Exercise Physiology.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5856810.1590/S1807-55092013000200012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 289-296Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 289-296Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 289-2961981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568/61589Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Christiano Robles RodriguesCampos, Juliane CruzMoreira, José Bianco NascimentoNobre, Thaís SimõesSanches, Iris CalladoForjaz, Cláudia Lúcia de MoraesBrum, Patrícia Chakur2013-07-12T20:41:41Zoai:revistas.usp.br:article/58568Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-07-12T20:41:41Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética Exercise Physiology for undergraduates: the use of teaching strategies basead on the dialectical method |
title |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
spellingShingle |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética Alves, Christiano Robles Rodrigues Sport Physical education Education Esporte Educação física Ensino |
title_short |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
title_full |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
title_fullStr |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
title_full_unstemmed |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
title_sort |
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética |
author |
Alves, Christiano Robles Rodrigues |
author_facet |
Alves, Christiano Robles Rodrigues Campos, Juliane Cruz Moreira, José Bianco Nascimento Nobre, Thaís Simões Sanches, Iris Callado Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes Brum, Patrícia Chakur |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Juliane Cruz Moreira, José Bianco Nascimento Nobre, Thaís Simões Sanches, Iris Callado Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes Brum, Patrícia Chakur |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Christiano Robles Rodrigues Campos, Juliane Cruz Moreira, José Bianco Nascimento Nobre, Thaís Simões Sanches, Iris Callado Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes Brum, Patrícia Chakur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sport Physical education Education Esporte Educação física Ensino |
topic |
Sport Physical education Education Esporte Educação física Ensino |
description |
A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568 10.1590/S1807-55092013000200012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092013000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58568/61589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 2 (2013); 289-296 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 2 (2013); 289-296 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 2 (2013); 289-296 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932470857728 |