The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinicius Machado de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brasil, Marcos Roberto, Mattes, Verônica Volski, Menegaldo, Pedro Henrique Iglesiaz, Badaró, Luiz Fernando, Reis, Rafael Augusto Marques dos, Souza, Neidiana Braga da Silva, Ribas, Schelyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva.
id USP-35_34548127089e3e00b8b16695e6bfa527
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173260
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teachingA motivação para a prática desportiva em escolares: implicações entre ensino diurno e noturno EducaçãoEducação FísicaEnsino NoturnoPsicologia do EsporteEducationPhysical EducationNighttime TeachingSport PsychologyEste estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva.This study aimed to investigate and compare sports motivation of students between nighttime and daytime education. A total of 222 high school students of both sexes from two public schools in the city of Guarapuava-PR participated in this research. The Sport Motivation Scale (SMS) questionnaire was used to verify sports motivation. After the collect, the data were tabulated and subjected to inferential statistical analysis as well as theoretical analysis through discussion with the specialized literature. The results showed that students who study at night have more satisfactory motivational levels when compared to students of daytime education, indicating, therefore, that nighttime study does not negatively interfere with sports practice.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17326010.11606/issn.1981-4690.2022e36173260Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36173260Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36173260Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361732601981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260/187592Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vinicius Machado deBrasil, Marcos RobertoMattes, Verônica VolskiMenegaldo, Pedro Henrique IglesiazBadaró, Luiz FernandoReis, Rafael Augusto Marques dosSouza, Neidiana Braga da SilvaRibas, Schelyne 2022-10-25T19:43:36Zoai:revistas.usp.br:article/173260Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-10-25T19:43:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
A motivação para a prática desportiva em escolares: implicações entre ensino diurno e noturno
title The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
spellingShingle The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
Oliveira, Vinicius Machado de
Educação
Educação Física
Ensino Noturno
Psicologia do Esporte
Education
Physical Education
Nighttime Teaching
Sport Psychology
title_short The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
title_full The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
title_fullStr The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
title_full_unstemmed The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
title_sort The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
author Oliveira, Vinicius Machado de
author_facet Oliveira, Vinicius Machado de
Brasil, Marcos Roberto
Mattes, Verônica Volski
Menegaldo, Pedro Henrique Iglesiaz
Badaró, Luiz Fernando
Reis, Rafael Augusto Marques dos
Souza, Neidiana Braga da Silva
Ribas, Schelyne
author_role author
author2 Brasil, Marcos Roberto
Mattes, Verônica Volski
Menegaldo, Pedro Henrique Iglesiaz
Badaró, Luiz Fernando
Reis, Rafael Augusto Marques dos
Souza, Neidiana Braga da Silva
Ribas, Schelyne
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinicius Machado de
Brasil, Marcos Roberto
Mattes, Verônica Volski
Menegaldo, Pedro Henrique Iglesiaz
Badaró, Luiz Fernando
Reis, Rafael Augusto Marques dos
Souza, Neidiana Braga da Silva
Ribas, Schelyne
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Física
Ensino Noturno
Psicologia do Esporte
Education
Physical Education
Nighttime Teaching
Sport Psychology
topic Educação
Educação Física
Ensino Noturno
Psicologia do Esporte
Education
Physical Education
Nighttime Teaching
Sport Psychology
description Este estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260
10.11606/issn.1981-4690.2022e36173260
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.2022e36173260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260/187592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36173260
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36173260
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e36173260
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934660284416