The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teaching
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva. |
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The motivation for the sports practice in students: implications between daytime and nighttime teachingA motivação para a prática desportiva em escolares: implicações entre ensino diurno e noturno EducaçãoEducação FísicaEnsino NoturnoPsicologia do EsporteEducationPhysical EducationNighttime TeachingSport PsychologyEste estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva.This study aimed to investigate and compare sports motivation of students between nighttime and daytime education. A total of 222 high school students of both sexes from two public schools in the city of Guarapuava-PR participated in this research. The Sport Motivation Scale (SMS) questionnaire was used to verify sports motivation. After the collect, the data were tabulated and subjected to inferential statistical analysis as well as theoretical analysis through discussion with the specialized literature. The results showed that students who study at night have more satisfactory motivational levels when compared to students of daytime education, indicating, therefore, that nighttime study does not negatively interfere with sports practice.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17326010.11606/issn.1981-4690.2022e36173260Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36173260Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36173260Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361732601981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173260/187592Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vinicius Machado deBrasil, Marcos RobertoMattes, Verônica VolskiMenegaldo, Pedro Henrique IglesiazBadaró, Luiz FernandoReis, Rafael Augusto Marques dosSouza, Neidiana Braga da SilvaRibas, Schelyne 2022-10-25T19:43:36Zoai:revistas.usp.br:article/173260Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-10-25T19:43:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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