Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shibukawai, Rodrigo Massami
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo, Machado, Zênite, Soares, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16792
Resumo: O estudo de corte transversal analisou os motivos da prática da dança de salão nas aulas de Educação Física escolar de escolas particulares, relacionando-os com o gênero, seu tempo de prática e participação em eventos de dança de salão. Obteve-se uma amostra de 279 alunos com idade de 15,5 ± 1,0 anos, matriculados nas aulas de dança de salão como Educação Física escolar. Aplicou-se o questionário de motivação para as atividades desportivas - QMAD, adaptado de SERPA e FRIAS (1990) e SERPA (1991). Analisou-se os dados através da estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de 95%. Foram encontradas associações significativas entre os motivos e gêneros (r = 0,285; - 0,172); tempo de prática (r = 0,174) e frequência em eventos (r = 0,122; - 0,156). A dança de salão oferece em sua prática uma ferramenta de inúmeras possibilidades, onde cada um de seus praticantes procura preencher as suas próprias necessidades. De acordo com os resultados levantados percebe-se que os alunos estão motivados com a prática de dança de salão na escola havendo diferenças entre o gênero, o tempo de prática e a frequência nos eventos. Diante disto sugere-se a criação de propostas metodológicas condizentes com os principais motivos dos alunos nas aulas de dança de salão dentro do ambiente da Educação Física escolar.
id USP-35_3e6013ddb234df02f8d0cf422e8f2c29
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16792
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar Reasons for the practice of ballroom dance in the curricular physical activity in schools Atividade motoraDançaMotivaçãoMotor activityDanceMotivation O estudo de corte transversal analisou os motivos da prática da dança de salão nas aulas de Educação Física escolar de escolas particulares, relacionando-os com o gênero, seu tempo de prática e participação em eventos de dança de salão. Obteve-se uma amostra de 279 alunos com idade de 15,5 ± 1,0 anos, matriculados nas aulas de dança de salão como Educação Física escolar. Aplicou-se o questionário de motivação para as atividades desportivas - QMAD, adaptado de SERPA e FRIAS (1990) e SERPA (1991). Analisou-se os dados através da estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de 95%. Foram encontradas associações significativas entre os motivos e gêneros (r = 0,285; - 0,172); tempo de prática (r = 0,174) e frequência em eventos (r = 0,122; - 0,156). A dança de salão oferece em sua prática uma ferramenta de inúmeras possibilidades, onde cada um de seus praticantes procura preencher as suas próprias necessidades. De acordo com os resultados levantados percebe-se que os alunos estão motivados com a prática de dança de salão na escola havendo diferenças entre o gênero, o tempo de prática e a frequência nos eventos. Diante disto sugere-se a criação de propostas metodológicas condizentes com os principais motivos dos alunos nas aulas de dança de salão dentro do ambiente da Educação Física escolar. The transversal study analyzed the reasons for the practice of ballroom dance in the curricular physical activity in private schools, relating them to the gender, its practice time and participation in ballroom dance events. The study was composed of 279 students at the age of 15.5 ± 1.0, enrolled in ballroom dance as part of regular physical education. The Sport Motivation Questionnaire - SMQ, adapted from SERPA and FRIAS (1990), SERPA (1992) was used. The descriptive and inferential statistics were used with a 95% significance level. Significant associations were found between reasons and the genders (r = 0.285; - 0.172); practice time (r = 0.174) and event frequency (r = 0.122; - 0.156). The ballroom dance offers in its practice a tool of countless possibilities, in which each of its participants search to fulfil their own necessities. According to the risen results it is noticeable that students are motivated with the practice of ballroom dance in schools presenting differences in gender, practice time, and event attendance. Then, it is suggested the creation of methodological proposals coherent to the main goals of the students of ballroom dance within the regular physical education environment in schools. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1679210.1590/S1807-55092011000100003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 19-26 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 19-26 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 19-26 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16792/18505Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessShibukawai, Rodrigo MassamiGuimarães, Adriana Coutinho de AzevedoMachado, ZêniteSoares, Amanda2012-05-22T12:44:31Zoai:revistas.usp.br:article/16792Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:44:31Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
Reasons for the practice of ballroom dance in the curricular physical activity in schools
title Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
spellingShingle Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
Shibukawai, Rodrigo Massami
Atividade motora
Dança
Motivação
Motor activity
Dance
Motivation
title_short Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
title_full Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
title_fullStr Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
title_sort Motivos da prática de dança de salão nas aulas de educação física escolar
author Shibukawai, Rodrigo Massami
author_facet Shibukawai, Rodrigo Massami
Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo
Machado, Zênite
Soares, Amanda
author_role author
author2 Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo
Machado, Zênite
Soares, Amanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shibukawai, Rodrigo Massami
Guimarães, Adriana Coutinho de Azevedo
Machado, Zênite
Soares, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade motora
Dança
Motivação
Motor activity
Dance
Motivation
topic Atividade motora
Dança
Motivação
Motor activity
Dance
Motivation
description O estudo de corte transversal analisou os motivos da prática da dança de salão nas aulas de Educação Física escolar de escolas particulares, relacionando-os com o gênero, seu tempo de prática e participação em eventos de dança de salão. Obteve-se uma amostra de 279 alunos com idade de 15,5 ± 1,0 anos, matriculados nas aulas de dança de salão como Educação Física escolar. Aplicou-se o questionário de motivação para as atividades desportivas - QMAD, adaptado de SERPA e FRIAS (1990) e SERPA (1991). Analisou-se os dados através da estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de 95%. Foram encontradas associações significativas entre os motivos e gêneros (r = 0,285; - 0,172); tempo de prática (r = 0,174) e frequência em eventos (r = 0,122; - 0,156). A dança de salão oferece em sua prática uma ferramenta de inúmeras possibilidades, onde cada um de seus praticantes procura preencher as suas próprias necessidades. De acordo com os resultados levantados percebe-se que os alunos estão motivados com a prática de dança de salão na escola havendo diferenças entre o gênero, o tempo de prática e a frequência nos eventos. Diante disto sugere-se a criação de propostas metodológicas condizentes com os principais motivos dos alunos nas aulas de dança de salão dentro do ambiente da Educação Física escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16792
10.1590/S1807-55092011000100003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16792
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16792/18505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 19-26
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 19-26
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 19-26
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931395018752