Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Raquel de Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4722
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_bd14c3661395b8279f7b22eb1eef3749
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de DançaAdolescênciaMotivação em dançaAdolescenceMotivation in danceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), inserido no Mestrado em Ensino de Dança, e teve a sua aplicação práctica no Ginasiano Escola de Dança. Durante o nosso estágio pretendemos observar, registar e compreender de que forma as estratégias motivacionais, utilizadas pelos docentes, desenvolvidas no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC) são eficazes na concentração, na motivação e na aprendizagem dos seus alunos, jovens adolescentes. Recolhemos, desta forma, informação sobre a temática: motivação, motivação em dança e a adolescência, para aprofundamento e integração dos conhecimentos com base em diferentes perspectivas de autores de referência. Este estudo pretendeu ser um estudo exploratório, tendo como objectivo recolher informação sobre a referida temática. A metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da investigação-acção, também esteve presente e revelou-se fundamental na recolha de dados e tratamento de informações durante o decorrer do estágio. A amostra deste estudo foi constituída por duas turmas do 3º ano do Curso Vocacional de Dança da escola cooperante. Junto do público-alvo, recolhemos informação sobre a sua motivação para a disciplina de TDC e observámos o seu comportamento em contexto de aula. Implementámos diversas estratégias com o intuito de verificar se havia mudança da motivação dos alunos nas aulas de TDC. No final deste estágio, e respectiva reflexão crítica, concluímos que a motivação tem um papel relevante para a optimização do processo ensino-aprendizagem. Verificou-se um aumento sensível na motivação dos alunos que atribuímos às estratégias motivacionais implementadas.ABSTRACT - This report, prepared under the Master of Teaching Dance, had practical application in Ginasiano School of Dance. We intend to observe, record and understand how the motivational strategies used by teachers in the context of class Classical Dance Technique (TDC), will be effective in concentration, motivation and learning of their students, young adolescents. We start this 'journey' of knowledge through research, analysis and reflection on this issue, to better understand the strategies that we observe. We collect, in this way, information on the thematic motivation, motivation in dance and adolescence. The sample for this study focused on two classes of the 3rd year of the cooperative school. With the target audience, collect information about your motivation for the discipline of TDC. This study will be exploratory study aimed collect information about this topic. The methodology of qualitative research, supported by the features of action research, also attended and proved instrumental in gathering data and information treatment during the course of the internship. Through data analysis, we made a comparative reflection between the references and the work in this area, in Ginasiano School of Dance. It became clear the importance of motivation to optimize the learning process. And students were increasing their motivation due to strategies implemented.Amorim, VeraRCIPLSoares, Ana Raquel de Vasconcelos2015-08-06T11:22:34Z2014-11-242014-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4722TID:201001462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:47:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:07.240350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
title Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
spellingShingle Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
Soares, Ana Raquel de Vasconcelos
Adolescência
Motivação em dança
Adolescence
Motivation in dance
title_short Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
title_full Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
title_fullStr Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
title_full_unstemmed Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
title_sort Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança
author Soares, Ana Raquel de Vasconcelos
author_facet Soares, Ana Raquel de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Raquel de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Motivação em dança
Adolescence
Motivation in dance
topic Adolescência
Motivação em dança
Adolescence
Motivation in dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-24
2014-11-24T00:00:00Z
2015-08-06T11:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4722
TID:201001462
url http://hdl.handle.net/10400.21/4722
identifier_str_mv TID:201001462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133398547038208