O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nista-Piccolo, Vilma Lení
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16797
Resumo: O presente trabalho investigou a visão que o professor de Educação Física, que atua no Ensino Médio, tem sobre a aplicação do esporte em suas aulas na escola. Buscamos identificar qual a concepção atribuída ao esporte e à competição, bem como verificar qual o sentido da prática esportiva nesse contexto. Numa pesquisa do tipo qualitativa foram coletadas informações a partir de uma ficha diagnóstica das escolas, além de uma entrevista semiestruturada com esses profissionais. Uma pergunta geradora norteava a investigação: Como você vê a relação Esporte/Educação Física? As respostas obtidas foram interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo, BARDIN (2004). O estudo consta de duas etapas, na primeira está uma revisão bibliográfica sobre as questões que permeiam a prática esportiva na Educação Física escolar no Ensino Médio e, na segunda, o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa. Os resultados apresentados apontam o esporte relacionado aos seguintes temas: esporte e educação, que declara uma falta de compromisso por parte dos docentes; esporte e saúde, que se configura com equívocos conceituais; esporte e competição, que demonstra uma ênfase na prática seletiva; esporte como um aspecto cultural, visto como fundamental na contribuição à cultura da sociedade; esporte na perspectiva das modalidades tradicionais, definido como únicas perspectivas de prática pedagógica, esporte e inclusão, que revela a predominância das atividades exclusivas aos mais hábeis.
id USP-35_40779e229947c7d09d37097445836d03
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16797
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública The sport and the school: the vision of physical education teachers from public School physical educationPedagogy of the sportMedium teachingEducação física escolarPedagogia do esporteEnsino médio O presente trabalho investigou a visão que o professor de Educação Física, que atua no Ensino Médio, tem sobre a aplicação do esporte em suas aulas na escola. Buscamos identificar qual a concepção atribuída ao esporte e à competição, bem como verificar qual o sentido da prática esportiva nesse contexto. Numa pesquisa do tipo qualitativa foram coletadas informações a partir de uma ficha diagnóstica das escolas, além de uma entrevista semiestruturada com esses profissionais. Uma pergunta geradora norteava a investigação: Como você vê a relação Esporte/Educação Física? As respostas obtidas foram interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo, BARDIN (2004). O estudo consta de duas etapas, na primeira está uma revisão bibliográfica sobre as questões que permeiam a prática esportiva na Educação Física escolar no Ensino Médio e, na segunda, o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa. Os resultados apresentados apontam o esporte relacionado aos seguintes temas: esporte e educação, que declara uma falta de compromisso por parte dos docentes; esporte e saúde, que se configura com equívocos conceituais; esporte e competição, que demonstra uma ênfase na prática seletiva; esporte como um aspecto cultural, visto como fundamental na contribuição à cultura da sociedade; esporte na perspectiva das modalidades tradicionais, definido como únicas perspectivas de prática pedagógica, esporte e inclusão, que revela a predominância das atividades exclusivas aos mais hábeis. This study investigated the view that the physical education teacher, who works in high school, has about the application of sport in their classes at school. We sought to identify which design attributed to sport and competition as well as verify the meaning of sports in this context. In a qualitative study, information was collected from a diagnostic form of schools, and a semistructured interview with these professionals. A general question guided the research: How do you see the relation Sports / Physical Education? The answers were interpreted using the technique of content analysis, BARDIN (2004). The study consists of two steps, first is a literature review on the issues that permeate sports in high school physical education and in the second, the methodological development of this research. These results suggest the sport due to the following themes: sport and education, declaring a lack of commitment by teachers, sports and health, which is configured with conceptual errors; sport and competition, which demonstrates a selective emphasis on practice, sport as a cultural aspect, seen as vital in contributing to society's culture, sport in the perspective of traditional methods, defined as unique perspectives in pedagogical practice sport and inclusion that reveals the predominance of exclusive activities to more skilled. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1679710.1590/S1807-55092011000100008Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 65-78 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 65-78 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 65-78 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16797/18510Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dosNista-Piccolo, Vilma Lení2012-05-22T12:44:52Zoai:revistas.usp.br:article/16797Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:44:52Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
The sport and the school: the vision of physical education teachers from public
title O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
spellingShingle O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
School physical education
Pedagogy of the sport
Medium teaching
Educação física escolar
Pedagogia do esporte
Ensino médio
title_short O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
title_full O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
title_fullStr O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
title_full_unstemmed O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
title_sort O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública
author Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
author_facet Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
Nista-Piccolo, Vilma Lení
author_role author
author2 Nista-Piccolo, Vilma Lení
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
Nista-Piccolo, Vilma Lení
dc.subject.por.fl_str_mv School physical education
Pedagogy of the sport
Medium teaching
Educação física escolar
Pedagogia do esporte
Ensino médio
topic School physical education
Pedagogy of the sport
Medium teaching
Educação física escolar
Pedagogia do esporte
Ensino médio
description O presente trabalho investigou a visão que o professor de Educação Física, que atua no Ensino Médio, tem sobre a aplicação do esporte em suas aulas na escola. Buscamos identificar qual a concepção atribuída ao esporte e à competição, bem como verificar qual o sentido da prática esportiva nesse contexto. Numa pesquisa do tipo qualitativa foram coletadas informações a partir de uma ficha diagnóstica das escolas, além de uma entrevista semiestruturada com esses profissionais. Uma pergunta geradora norteava a investigação: Como você vê a relação Esporte/Educação Física? As respostas obtidas foram interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo, BARDIN (2004). O estudo consta de duas etapas, na primeira está uma revisão bibliográfica sobre as questões que permeiam a prática esportiva na Educação Física escolar no Ensino Médio e, na segunda, o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa. Os resultados apresentados apontam o esporte relacionado aos seguintes temas: esporte e educação, que declara uma falta de compromisso por parte dos docentes; esporte e saúde, que se configura com equívocos conceituais; esporte e competição, que demonstra uma ênfase na prática seletiva; esporte como um aspecto cultural, visto como fundamental na contribuição à cultura da sociedade; esporte na perspectiva das modalidades tradicionais, definido como únicas perspectivas de prática pedagógica, esporte e inclusão, que revela a predominância das atividades exclusivas aos mais hábeis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16797
10.1590/S1807-55092011000100008
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16797
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16797/18510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 65-78
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 65-78
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 65-78
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931405504512