Grounding e autopossessão em atividades da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Diane Ferraz Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes-da-Silva, Pierre Normando, Andrade, Fernando Cézar Bezerra de, França, Ana Raquel Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180276
Resumo: Analisou-se a autopossessão inerente ao grounding em aulas de Educação Física Escolar com discentes do 5º ano de escola municipal paraibana. Define-se grounding como fluxo de excitação energética, sentido como vibrações céfalo-caudais descendentes e ascendentes, envolvendo o contato com emoções e sua expressão (autoexpressão), cujo gradual autocontrole denomina-se autopossessão. No grounding, toma-se consciência corporal de si, reconhecendo emoções e as expressando adequadamente (autopossessão). Resulta disto o reconhecimento cognitivo do grounding e de sua autopossessão, chamado conscientização. Com metodologia qualitativa, coletaram-se dados por observações diretas e entrevistas semiestruturadas durante aulas de Educação Física. Aplicou-se análise de conteúdo categorial aos resultados, constatando-se presença de autoexpressão, deficiência em autopossessão e, portanto, na conscientização. Concluiu-se pela importância de conhecer o grounding como conceito e processo empírico a fim de que referenciem o planejamento pedagógico de atividades nas aulas de Educação Física Escolar, a fim de promover e elevar o nível de autopossessão e conscientização do alunado.
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