Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Diane Ferraz Lopes da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Antério, Djavan, Andrade, Fernando Cézar Bezerra de, Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar a análise psicocorporal das atividades realizadas em aulas de Educação Física Escolar por discentes entre 10 e 13 anos. Adotou-se o conceito de grounding postural que, segundo a Análise Bioenergética, favorece a dinâmica de adequação psicocorporal às condições de autossustentação, equilíbrio e expressão da vitalidade. Toma-se como premissa que as experiências psicocorporais de contato entre corpo, solo e circunstâncias ambientais (físicas e sociais) ampliam as chances para alcançar-se coerência e coesão psicocorporais no ato de movimentar-se. Assim, questionou-se: há atividades nas aulas de Educação Física que possibilitem identifi car o grounding postural? A pesquisa caracteriza-se por natureza descritiva e abordagem qualitativa, do tipo participante, empregando, como instrumentos de coleta e tratamento de dados: observação protocolada, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Exploraram-se indicadores referentes ao grounding postural, passíveis de observação, dentre os quais a postura, a manutenção do equilíbrio e a projeção corpo-espacial. Defi niram-se ainda categorias operacionais que permitiram subsidiar a análise e discussão dos dados: a realidade interna e a realidade externa. Como resultado, observou-se que as aulas de Educação Física promoviam, sem intencionalidade, condições para desenvolver o grounding postural entre os alunos, através de posturas em jogos, como a coluna ereta, a fl exão de joelhos, a projeção do corpo sobre a parte frontal dos pés, mantidos descalços, o que se aproximam de posições terapêuticas, descritas pela Análise Bioenergética. Todavia, as aulas careceram de refl exão sobre a experiência, necessária ao um maior desenvolvimento da autopossessão.
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