Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Mayara Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Estriga, Maria Luísa Dias, Menezes, Rafael Pombo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428
Resumo: Diferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise.
id USP-35_499d636aaac8fb3e4c02b6ff41aee42d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184428
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadoresPerformance indicators for a model of match analysis of handball in U-14 teams from coaches’ speeches Team sportsMatch analysisTeam handballPerformance indicatorsEsportes coletivosAnálise de jogoHandebolIndicadores de desempenhoTreinadoresDiferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise.Different methods have been used to analyze the handball game based on indicators of adult teams, which are diffi cult to generalize to other categories (such as under-14). The aim of this study was to map the varia-bles relevant to match analysis of U-14 handball teams, based on coaches interviews (n=6). Semi structured interviews were conducted with coaches from the State of São Paulo, analyzed using the Collective Subject Discourse method. Eighteen performance indicators related to technical-tactical principles (11 defensive and 7 offensive) and 12 related to collective tactical elements (fi ve defensive and seven offensive) were identifi ed. These performance indicators refer to possible relationships between players in game situations, which need to be analyzed in the context in which they occur. It is suggested that the proposals for ma-tch analysis in U-14 teams consider the relationships between teammates and opponents, based on the indicators listed by coaches and by different authors, especially in 1vs.1, 2vs.2 and 3vs.3 situations. These analyzes should allow the identifi cation of aspects related to the game context that can be emphasized in the training sessions, starting from the previously mentioned numerical relations and the position of the ball, and not only describing the number of occurrences of the indicators.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442810.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 129-141Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 129-141Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 129-1411981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428/170701Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Mayara Gonçalves Estriga, Maria Luísa Dias Menezes, Rafael Pombo 2021-06-18T17:38:40Zoai:revistas.usp.br:article/184428Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-18T17:38:40Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
Performance indicators for a model of match analysis of handball in U-14 teams from coaches’ speeches
title Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
spellingShingle Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
Madeira, Mayara Gonçalves
Team sports
Match analysis
Team handball
Performance indicators
Esportes coletivos
Análise de jogo
Handebol
Indicadores de desempenho
Treinadores
title_short Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
title_full Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
title_fullStr Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
title_full_unstemmed Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
title_sort Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
author Madeira, Mayara Gonçalves
author_facet Madeira, Mayara Gonçalves
Estriga, Maria Luísa Dias
Menezes, Rafael Pombo
author_role author
author2 Estriga, Maria Luísa Dias
Menezes, Rafael Pombo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Mayara Gonçalves
Estriga, Maria Luísa Dias
Menezes, Rafael Pombo
dc.subject.por.fl_str_mv Team sports
Match analysis
Team handball
Performance indicators
Esportes coletivos
Análise de jogo
Handebol
Indicadores de desempenho
Treinadores
topic Team sports
Match analysis
Team handball
Performance indicators
Esportes coletivos
Análise de jogo
Handebol
Indicadores de desempenho
Treinadores
description Diferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428/170701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 129-141
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 129-141
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 129-141
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935171989504