Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428 |
Resumo: | Diferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise. |
id |
USP-35_499d636aaac8fb3e4c02b6ff41aee42d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184428 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadoresPerformance indicators for a model of match analysis of handball in U-14 teams from coaches’ speeches Team sportsMatch analysisTeam handballPerformance indicatorsEsportes coletivosAnálise de jogoHandebolIndicadores de desempenhoTreinadoresDiferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise.Different methods have been used to analyze the handball game based on indicators of adult teams, which are diffi cult to generalize to other categories (such as under-14). The aim of this study was to map the varia-bles relevant to match analysis of U-14 handball teams, based on coaches interviews (n=6). Semi structured interviews were conducted with coaches from the State of São Paulo, analyzed using the Collective Subject Discourse method. Eighteen performance indicators related to technical-tactical principles (11 defensive and 7 offensive) and 12 related to collective tactical elements (fi ve defensive and seven offensive) were identifi ed. These performance indicators refer to possible relationships between players in game situations, which need to be analyzed in the context in which they occur. It is suggested that the proposals for ma-tch analysis in U-14 teams consider the relationships between teammates and opponents, based on the indicators listed by coaches and by different authors, especially in 1vs.1, 2vs.2 and 3vs.3 situations. These analyzes should allow the identifi cation of aspects related to the game context that can be emphasized in the training sessions, starting from the previously mentioned numerical relations and the position of the ball, and not only describing the number of occurrences of the indicators.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442810.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 129-141Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 129-141Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 129-1411981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428/170701Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Mayara Gonçalves Estriga, Maria Luísa Dias Menezes, Rafael Pombo 2021-06-18T17:38:40Zoai:revistas.usp.br:article/184428Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-18T17:38:40Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores Performance indicators for a model of match analysis of handball in U-14 teams from coaches’ speeches |
title |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
spellingShingle |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores Madeira, Mayara Gonçalves Team sports Match analysis Team handball Performance indicators Esportes coletivos Análise de jogo Handebol Indicadores de desempenho Treinadores |
title_short |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
title_full |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
title_fullStr |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
title_full_unstemmed |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
title_sort |
Indicadores para um modelo de análise do jogo de handebol na categoria Sub-14 a partir da opinião de treinadores |
author |
Madeira, Mayara Gonçalves |
author_facet |
Madeira, Mayara Gonçalves Estriga, Maria Luísa Dias Menezes, Rafael Pombo |
author_role |
author |
author2 |
Estriga, Maria Luísa Dias Menezes, Rafael Pombo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Mayara Gonçalves Estriga, Maria Luísa Dias Menezes, Rafael Pombo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Team sports Match analysis Team handball Performance indicators Esportes coletivos Análise de jogo Handebol Indicadores de desempenho Treinadores |
topic |
Team sports Match analysis Team handball Performance indicators Esportes coletivos Análise de jogo Handebol Indicadores de desempenho Treinadores |
description |
Diferentes métodos têm sido utilizados para a análise do jogo de handebol pautados em indicadores da categoria adulta, de difícil generalização para outras categorias (como a sub-14). O objetivo deste estudo foi mapear os indicadores relevantes para a análise do jogo no domínio da categoria sub-14 do handebol, com base na opinião de treinadores de handebol (n=6). Para este efeito, foram relizadas entrevistas com treinadores do Estado de São Paulo, analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Indicadores para a análise de jogo foram determinados a partir da análise da opinião dos inquiridos e por recurso a fontes documentais (textos técnicos). Foram identifi cados 18 indicadores relacionados com os fundamentos técnico-táticos individuais (11 defensivos e sete ofensivos) e 12 relacionados aos meios táticos grupais e coletivos (cinco defensivos e sete ofensivos). Os indicadores remetem à necessidade de se considerar os constrangimentos situacionais em que se manifestam. Sugere-se, assim, que as propostas para a análise de jogo nessa categoria considerem as relações entre companheiros e adversário, tendo por base as unidades táticas funcionais 1x1, 2x2 e 3x3. Espera-se que esta abordagem permita contribuir para um melhor entendimento da dinâmica de jogo, indo além da mera contabilização do número de ocorrências por indicador de análise. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p129-141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184428/170701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 129-141 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 129-141 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 129-141 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935171989504 |