Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Isayama, Hélder Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738
Resumo: O objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a inserção dos conhecimentos sobre o lazer nos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas esportivas do currículo do curso de formação superior em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir do olhar de professores dessas disciplinas. Em relação à metodologia, o estudo se caracterizou pela combinação da pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão de literatura, através da leitura de livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses sobre Educação Física, Esporte, Lazer e Formação Profissional. Para a pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados, junto a oito professores do curso analisado, selecionados por lecionarem, no segundo semestre de 2007, disciplinas que abordam modalidades esportivas. Os dados coletados foram analisados qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo. Foi identificado que a maioria dos professores, cerca de 60%, afirmou que aborda o lazer nas disciplinas que leciona, enquanto cerca de 40% afirmou que não o aborda. Os professores destacam a presença do lazer nas disciplinas esportivas de diferentes maneiras, alguns apontam o lazer como uma das possibilidades de manifestação do conteúdo esportivo, outros associam o lazer a ideia de jogos e brincadeiras que podem ser realizados no decorrer dos cursos. Além disso, o lazer para os sujeitos é visualizado como espaço de compensação do trabalho, como meio para produzir atletas, bem como espaço de vivências lúdicas voltado principalmente para o público infantil, dentre outros entendimentos observados.
id USP-35_4ace17d8534eeaed0ce9e64e8f785b83
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16738
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física Leisure and sport: the view of sports lectures from the physical education program LazerEsporteFormação profissionalLeisureSportProfessional formation O objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a inserção dos conhecimentos sobre o lazer nos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas esportivas do currículo do curso de formação superior em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir do olhar de professores dessas disciplinas. Em relação à metodologia, o estudo se caracterizou pela combinação da pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão de literatura, através da leitura de livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses sobre Educação Física, Esporte, Lazer e Formação Profissional. Para a pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados, junto a oito professores do curso analisado, selecionados por lecionarem, no segundo semestre de 2007, disciplinas que abordam modalidades esportivas. Os dados coletados foram analisados qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo. Foi identificado que a maioria dos professores, cerca de 60%, afirmou que aborda o lazer nas disciplinas que leciona, enquanto cerca de 40% afirmou que não o aborda. Os professores destacam a presença do lazer nas disciplinas esportivas de diferentes maneiras, alguns apontam o lazer como uma das possibilidades de manifestação do conteúdo esportivo, outros associam o lazer a ideia de jogos e brincadeiras que podem ser realizados no decorrer dos cursos. Além disso, o lazer para os sujeitos é visualizado como espaço de compensação do trabalho, como meio para produzir atletas, bem como espaço de vivências lúdicas voltado principalmente para o público infantil, dentre outros entendimentos observados. The purpose of this study was to diagnose and to analyze the presence of leisure knowledge in sports courses in the physical education program at Federal University of Minas Gerais, Brazil, from the instructors' perspective. In regard to the methodology, the study combined a bibliographical research about Physical Education, sport, leisure and professional formation, with semi-structured interviews with eight lectures from the analyzed program. These professors were selected because they were responsible for sports courses in the second semester of 2007. Data were qualitatively analyzed, and it was identified that most of the lecture (60%) declared that they approach leisure in their courses, whereas about 40% declared that they do not. The lecture identified the presence of leisure in sports courses in different ways. Some pointed out that leisure is one of the possibilities to experiment sports; others associated leisure with the idea of games that can be played in classes. Furthermore, leisure was seen as compensation for work; as a way to form athletes, as well as an opportunity for children to play. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1673810.1590/S1807-55092009000400007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 4 (2009); 379-391 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 4 (2009); 379-391 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 4 (2009); 379-391 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738/18451Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, RenataIsayama, Hélder Ferreira2012-05-22T12:34:58Zoai:revistas.usp.br:article/16738Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:34:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
Leisure and sport: the view of sports lectures from the physical education program
title Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
spellingShingle Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
Ramos, Renata
Lazer
Esporte
Formação profissional
Leisure
Sport
Professional formation
title_short Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
title_full Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
title_fullStr Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
title_full_unstemmed Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
title_sort Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física
author Ramos, Renata
author_facet Ramos, Renata
Isayama, Hélder Ferreira
author_role author
author2 Isayama, Hélder Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Renata
Isayama, Hélder Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Esporte
Formação profissional
Leisure
Sport
Professional formation
topic Lazer
Esporte
Formação profissional
Leisure
Sport
Professional formation
description O objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a inserção dos conhecimentos sobre o lazer nos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas esportivas do currículo do curso de formação superior em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir do olhar de professores dessas disciplinas. Em relação à metodologia, o estudo se caracterizou pela combinação da pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão de literatura, através da leitura de livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses sobre Educação Física, Esporte, Lazer e Formação Profissional. Para a pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados, junto a oito professores do curso analisado, selecionados por lecionarem, no segundo semestre de 2007, disciplinas que abordam modalidades esportivas. Os dados coletados foram analisados qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo. Foi identificado que a maioria dos professores, cerca de 60%, afirmou que aborda o lazer nas disciplinas que leciona, enquanto cerca de 40% afirmou que não o aborda. Os professores destacam a presença do lazer nas disciplinas esportivas de diferentes maneiras, alguns apontam o lazer como uma das possibilidades de manifestação do conteúdo esportivo, outros associam o lazer a ideia de jogos e brincadeiras que podem ser realizados no decorrer dos cursos. Além disso, o lazer para os sujeitos é visualizado como espaço de compensação do trabalho, como meio para produzir atletas, bem como espaço de vivências lúdicas voltado principalmente para o público infantil, dentre outros entendimentos observados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738
10.1590/S1807-55092009000400007
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092009000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16738/18451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 4 (2009); 379-391
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 4 (2009); 379-391
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 4 (2009); 379-391
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930892750848