Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felden, Érico Pereira Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Diego Grasel, Nogueira, Sandra Aparecida, Medeiros, Pâmella de, Santos, Manoella de Oliveira, Beltrame, Thaís Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171276
Resumo: A percepção subjetiva de status social é um importante indicador no estudo do desenvolvimento humano e está associado com o sucesso em atividades cognitivo-motoras e com a saúde. Objetivou-se analisar a aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na escola e nas aulas de educação física. A amostra foi formada por 194 estudantes, com idades de 11 a 18 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O entendimento da escala pelos alunos foi avaliado por meio de grupo focal. Após, os resultados da aplicação da escala foram comparados com a percepção autoeficácia, com status subjetivo na sala de aula e com a percepção dos professores. A escala MacArthur adaptada para a educação física apresentou bom entendimento por parte dos alunos e correlações significativas com a percepção de autoeficácia e com o status social na sala de aula. A percepção de status social na escola e nas aulas de educação física apresentaram correlação positiva (r=0,409; p<0,001). A percepção do status social dos alunos pelos professores esteve correlacionada com a percepção dos próprios alunos (r=0,495; p<0,001). Valores de 7 ou menos na escala MacArthur indicam alunos com baixa percepção de status social na educação física. Desta forma a escala MacArthur apresenta bom entendimento e pode ser utilizada por professores de educação física para identificar alunos com baixa percepção de status social e que devem ser acompanhados com mais atenção.
id USP-35_4d9f99606e7c88838331927548c6be3a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171276
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação FísicaDesejabilidade socialEducação Física e TreinamentoAdolescentesPercepção socialA percepção subjetiva de status social é um importante indicador no estudo do desenvolvimento humano e está associado com o sucesso em atividades cognitivo-motoras e com a saúde. Objetivou-se analisar a aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na escola e nas aulas de educação física. A amostra foi formada por 194 estudantes, com idades de 11 a 18 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O entendimento da escala pelos alunos foi avaliado por meio de grupo focal. Após, os resultados da aplicação da escala foram comparados com a percepção autoeficácia, com status subjetivo na sala de aula e com a percepção dos professores. A escala MacArthur adaptada para a educação física apresentou bom entendimento por parte dos alunos e correlações significativas com a percepção de autoeficácia e com o status social na sala de aula. A percepção de status social na escola e nas aulas de educação física apresentaram correlação positiva (r=0,409; p<0,001). A percepção do status social dos alunos pelos professores esteve correlacionada com a percepção dos próprios alunos (r=0,495; p<0,001). Valores de 7 ou menos na escala MacArthur indicam alunos com baixa percepção de status social na educação física. Desta forma a escala MacArthur apresenta bom entendimento e pode ser utilizada por professores de educação física para identificar alunos com baixa percepção de status social e que devem ser acompanhados com mais atenção.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17127610.11606/1807-5509202000020259Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 259-269Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 259-269Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 259-2691981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171276/161394Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelden, Érico Pereira GomesBarbosa, Diego GraselNogueira, Sandra AparecidaMedeiros, Pâmella deSantos, Manoella de OliveiraBeltrame, Thaís Silva2021-05-24T18:50:36Zoai:revistas.usp.br:article/171276Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T18:50:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
title Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
spellingShingle Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
Felden, Érico Pereira Gomes
Desejabilidade social
Educação Física e Treinamento
Adolescentes
Percepção social
title_short Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
title_full Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
title_fullStr Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
title_full_unstemmed Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
title_sort Aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na Educação Física
author Felden, Érico Pereira Gomes
author_facet Felden, Érico Pereira Gomes
Barbosa, Diego Grasel
Nogueira, Sandra Aparecida
Medeiros, Pâmella de
Santos, Manoella de Oliveira
Beltrame, Thaís Silva
author_role author
author2 Barbosa, Diego Grasel
Nogueira, Sandra Aparecida
Medeiros, Pâmella de
Santos, Manoella de Oliveira
Beltrame, Thaís Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felden, Érico Pereira Gomes
Barbosa, Diego Grasel
Nogueira, Sandra Aparecida
Medeiros, Pâmella de
Santos, Manoella de Oliveira
Beltrame, Thaís Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desejabilidade social
Educação Física e Treinamento
Adolescentes
Percepção social
topic Desejabilidade social
Educação Física e Treinamento
Adolescentes
Percepção social
description A percepção subjetiva de status social é um importante indicador no estudo do desenvolvimento humano e está associado com o sucesso em atividades cognitivo-motoras e com a saúde. Objetivou-se analisar a aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na escola e nas aulas de educação física. A amostra foi formada por 194 estudantes, com idades de 11 a 18 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O entendimento da escala pelos alunos foi avaliado por meio de grupo focal. Após, os resultados da aplicação da escala foram comparados com a percepção autoeficácia, com status subjetivo na sala de aula e com a percepção dos professores. A escala MacArthur adaptada para a educação física apresentou bom entendimento por parte dos alunos e correlações significativas com a percepção de autoeficácia e com o status social na sala de aula. A percepção de status social na escola e nas aulas de educação física apresentaram correlação positiva (r=0,409; p<0,001). A percepção do status social dos alunos pelos professores esteve correlacionada com a percepção dos próprios alunos (r=0,495; p<0,001). Valores de 7 ou menos na escala MacArthur indicam alunos com baixa percepção de status social na educação física. Desta forma a escala MacArthur apresenta bom entendimento e pode ser utilizada por professores de educação física para identificar alunos com baixa percepção de status social e que devem ser acompanhados com mais atenção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171276
10.11606/1807-5509202000020259
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171276
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509202000020259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/171276/161394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 2 (2020); 259-269
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 2 (2020); 259-269
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 2 (2020); 259-269
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934590029824