Níveis de atividade física de estudantes do curso de Educação Física de uma faculdade do interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alan Michel dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Erlandia Carvalho dos, Souza Júnior, Marivaldo Moreira de, Ferreira, Marcelle Esteves Reis, Cardoso, Gustavo Marques Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184537
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os aspectos sociodemográficos e os níveis de atividade física de estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física de uma faculdade privada do interior da Bahia, mais especificamente os ingressantes e concluintes, bem como os fatores que podem interferir no modo de vida ativo ou inativo destes futuros profissionais de Educação Física. Para tanto, aplicou-se o Internationaly Physical Activity Questionnaire - IPAQ, em sua versão curta e em português, a fim de avaliar as supostas variáveis que podem influenciar e/ou influenciam no nível de atividade física dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados foram tabulados e classificados de acordo com a orientação do próprio IPAQ: Sedentário, Insuficientemente ativo A, Insuficientemente ativo B, Ativo e Muito ativo, a depender da duração, frequência e intensidade da prática de atividade física semanal, sendo classificadas como pessoas “ativas” aquelas que alcançaram a soma de 300 minutos ou mais nesse ínterim. Os dados demonstraram que a grande maioria dos estudantes pesquisados eram, em sua maioria, do sexo masculino, de baixa renda, que moravam com a família, em casa ou apartamento, egressos de escola pública, não possuíam financiamento estudantil e se deslocavam por meio de veículo automotor (moto, carro, ônibus, van). Além disso, eram fisicamente ativos e não apresentavam comportamento sedentário, havendo um equilíbrio entre o nível de atividade física de ingressantes e concluintes.
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