Níveis de atividade física de estudantes do curso de Educação Física de uma faculdade do interior da Bahia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184537 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar os aspectos sociodemográficos e os níveis de atividade física de estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física de uma faculdade privada do interior da Bahia, mais especificamente os ingressantes e concluintes, bem como os fatores que podem interferir no modo de vida ativo ou inativo destes futuros profissionais de Educação Física. Para tanto, aplicou-se o Internationaly Physical Activity Questionnaire - IPAQ, em sua versão curta e em português, a fim de avaliar as supostas variáveis que podem influenciar e/ou influenciam no nível de atividade física dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados foram tabulados e classificados de acordo com a orientação do próprio IPAQ: Sedentário, Insuficientemente ativo A, Insuficientemente ativo B, Ativo e Muito ativo, a depender da duração, frequência e intensidade da prática de atividade física semanal, sendo classificadas como pessoas “ativas” aquelas que alcançaram a soma de 300 minutos ou mais nesse ínterim. Os dados demonstraram que a grande maioria dos estudantes pesquisados eram, em sua maioria, do sexo masculino, de baixa renda, que moravam com a família, em casa ou apartamento, egressos de escola pública, não possuíam financiamento estudantil e se deslocavam por meio de veículo automotor (moto, carro, ônibus, van). Além disso, eram fisicamente ativos e não apresentavam comportamento sedentário, havendo um equilíbrio entre o nível de atividade física de ingressantes e concluintes. |
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Níveis de atividade física de estudantes do curso de Educação Física de uma faculdade do interior da BahiaPhysical activity levels of Physical Education students at a college in the interior of BahiaPhysical exerciseSedentary behaviorCollege studentsHealth promotionQuality of lifeExercício FísicoComportamento sedentárioUniversitáriosPromoção de saúdeQualidade de vidaO objetivo do estudo foi analisar os aspectos sociodemográficos e os níveis de atividade física de estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física de uma faculdade privada do interior da Bahia, mais especificamente os ingressantes e concluintes, bem como os fatores que podem interferir no modo de vida ativo ou inativo destes futuros profissionais de Educação Física. Para tanto, aplicou-se o Internationaly Physical Activity Questionnaire - IPAQ, em sua versão curta e em português, a fim de avaliar as supostas variáveis que podem influenciar e/ou influenciam no nível de atividade física dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados foram tabulados e classificados de acordo com a orientação do próprio IPAQ: Sedentário, Insuficientemente ativo A, Insuficientemente ativo B, Ativo e Muito ativo, a depender da duração, frequência e intensidade da prática de atividade física semanal, sendo classificadas como pessoas “ativas” aquelas que alcançaram a soma de 300 minutos ou mais nesse ínterim. Os dados demonstraram que a grande maioria dos estudantes pesquisados eram, em sua maioria, do sexo masculino, de baixa renda, que moravam com a família, em casa ou apartamento, egressos de escola pública, não possuíam financiamento estudantil e se deslocavam por meio de veículo automotor (moto, carro, ônibus, van). Além disso, eram fisicamente ativos e não apresentavam comportamento sedentário, havendo um equilíbrio entre o nível de atividade física de ingressantes e concluintes.The objective of the study was to analyze the sociodemographic aspects and the levels of physical activity of students of the Bachelor of Physical Education course at a private college in the interior of Bahia, more specifically the freshmen and graduates, as well as the factors that can interfere in the way of active or inactive lives of these future Physical Education professionals. For this purpose, the Internationaly Physical Activity Questionnaire - IPAQ, in its short version and in Portuguese, was applied in order to assess the supposed variables that may influence and / or influence the level of physical activity of the subjects surveyed. The collected data were tabulated and classified according to the guidance of the IPAQ: Sedentary, Insufficiently active A, Insufficiently active B, Active and Very active, depending on the duration, frequency and intensity of the practice of weekly physical activity, being classified as people “Active” are those that have reached the sum of 300 minutes or more in the meantime. The data showed that the vast majority of students surveyed were mostly male, of low income, who lived with their family, in a house or apartment, graduates of public schools, did not have student financing and moved through self-propelled vehicle (motorcycle, car, bus, van). In addition, they were physically active and did not show sedentary behavior, with a balance between the level of physical activity of freshmen and seniors.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18453710.11606/issn.1981-4690.2022e36184537Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 36 (2022); e36184537Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 36 (2022); e36184537Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 36 (2022); e361845371981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184537/191952Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Alan Michel dos SantosSantos, Erlandia Carvalho dosSouza Júnior, Marivaldo Moreira deFerreira, Marcelle Esteves ReisCardoso, Gustavo Marques Porto2023-03-06T19:30:41Zoai:revistas.usp.br:article/184537Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2023-03-06T19:30:41Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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