A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16876 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é apresentar o entendimento que um grupo de professoras de Educação Física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo tem a respeito do significado do Projeto Político Pedagógico (PPP) no cotidiano escolar. Além disso, tentamos fornecer subsídios para a elaboração e implementação de um PPP e apontar os limites e possibilidades da ação coletiva no contexto escolar. Nesta pesquisa de característica qualitativa foi utilizado o referencial metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi feita análise de trabalhos que abordam a temática em questão para elaborar as categorias e encaminhar uma discussão criteriosa à luz do referencial selecionado. Os resultados indicaram que é necessário ressignificar o entendimento da função e papel da escola, da Educação Física enquanto componente curricular e também dos demais componentes curriculares. Destaca-se que é urgente repensar e organizar o espaço escolar a partir de uma perspectiva pedagógica, política e coletiva, para que as ações possam ter sentido e significado para os alunos e professores. Os currículos das instituições formadoras também foram mencionados como importantes para compreender o propósito do trabalho coletivo. O PPP pode constituir-se como um legítimo instrumento para participação e envolvimento político e pedagógico dos professores de Educação Física e nortear ações coletivas no cotidiano escolar. |
id |
USP-35_4f7f1cb8f3ce1323fee327ae23056916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16876 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação Physical education school and political pedagogical project: a collective construction process from the action-research standpoint Educação física escolarTrabalho coletivoFormação de professoresPesquisa-açãoSchool physical educationCollective workingTeachers' educationAction-research O propósito deste trabalho é apresentar o entendimento que um grupo de professoras de Educação Física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo tem a respeito do significado do Projeto Político Pedagógico (PPP) no cotidiano escolar. Além disso, tentamos fornecer subsídios para a elaboração e implementação de um PPP e apontar os limites e possibilidades da ação coletiva no contexto escolar. Nesta pesquisa de característica qualitativa foi utilizado o referencial metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi feita análise de trabalhos que abordam a temática em questão para elaborar as categorias e encaminhar uma discussão criteriosa à luz do referencial selecionado. Os resultados indicaram que é necessário ressignificar o entendimento da função e papel da escola, da Educação Física enquanto componente curricular e também dos demais componentes curriculares. Destaca-se que é urgente repensar e organizar o espaço escolar a partir de uma perspectiva pedagógica, política e coletiva, para que as ações possam ter sentido e significado para os alunos e professores. Os currículos das instituições formadoras também foram mencionados como importantes para compreender o propósito do trabalho coletivo. O PPP pode constituir-se como um legítimo instrumento para participação e envolvimento político e pedagógico dos professores de Educação Física e nortear ações coletivas no cotidiano escolar. The purpose of this study is to present the understanding of a group of Physical Education female teachers, who work in elementary education in São Paulo's public schools, about the meaning of the Political Pedagogical Project (PPP) in the everyday practices. Besides, we tried to provide subsidies for the elaboration and development of a PPP, and point out the limits and possibilities of collective action within the school context. For this qualitative investigation we used one type of action-research as methodological referential. We have conducted an analysis of relevant works focusing on the PPP topic, in order to elaborate categories for a careful discussion about the selected theoretical framework. Results indicated that it is necessary to deepen meanings and readdress understandings of the school's function and its role, Physical Education's role as curriculum component, and also other curriculum components'. We highlighted the urgent need to rethink and organize the school from a pedagogical, political, and collective perspective, so that actions can have meaning and significance for students and teachers. The curricula of higher education institutions were also mentioned as important to comprehend the purpose of collective work. The PPP can establish itself as a legitimate instrument for Physical Education teachers' political and pedagogical participation and involvement, and to guide collective actions in the school every day practices. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1687610.1590/S1807-55092012000100010Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 97-109 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 97-109 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 97-109 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16876/18589Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessVenâncio, LucianaDarido, Suraya Cristina2012-05-22T12:52:55Zoai:revistas.usp.br:article/16876Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:52:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação Physical education school and political pedagogical project: a collective construction process from the action-research standpoint |
title |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
spellingShingle |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação Venâncio, Luciana Educação física escolar Trabalho coletivo Formação de professores Pesquisa-ação School physical education Collective working Teachers' education Action-research |
title_short |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
title_full |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
title_fullStr |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
title_sort |
A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação |
author |
Venâncio, Luciana |
author_facet |
Venâncio, Luciana Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Luciana Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Trabalho coletivo Formação de professores Pesquisa-ação School physical education Collective working Teachers' education Action-research |
topic |
Educação física escolar Trabalho coletivo Formação de professores Pesquisa-ação School physical education Collective working Teachers' education Action-research |
description |
O propósito deste trabalho é apresentar o entendimento que um grupo de professoras de Educação Física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo tem a respeito do significado do Projeto Político Pedagógico (PPP) no cotidiano escolar. Além disso, tentamos fornecer subsídios para a elaboração e implementação de um PPP e apontar os limites e possibilidades da ação coletiva no contexto escolar. Nesta pesquisa de característica qualitativa foi utilizado o referencial metodológico do tipo pesquisa-ação. Foi feita análise de trabalhos que abordam a temática em questão para elaborar as categorias e encaminhar uma discussão criteriosa à luz do referencial selecionado. Os resultados indicaram que é necessário ressignificar o entendimento da função e papel da escola, da Educação Física enquanto componente curricular e também dos demais componentes curriculares. Destaca-se que é urgente repensar e organizar o espaço escolar a partir de uma perspectiva pedagógica, política e coletiva, para que as ações possam ter sentido e significado para os alunos e professores. Os currículos das instituições formadoras também foram mencionados como importantes para compreender o propósito do trabalho coletivo. O PPP pode constituir-se como um legítimo instrumento para participação e envolvimento político e pedagógico dos professores de Educação Física e nortear ações coletivas no cotidiano escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16876 10.1590/S1807-55092012000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16876 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16876/18589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 97-109 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 97-109 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 97-109 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931927695360 |