“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422 |
Resumo: | Este artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos. |
id |
USP-35_5d52d43e70327f618c8bb6e470316eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184422 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e brancoThe new generation which Physical Education is building in Brazil: sound, strong, beautiful and whiteRevista Educação PhysicaHollanda LoyolaBeleza masculinaCorpo negroMagazine Educação PhysicaHollanda LoyolaMale beautyBlack bodyEste artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos.This article analyzes the absence of the black body as representation of male beauty in the magazine Educa-ção Physica between 1939 and 1944, period in which Hollanda Loyola, renowned professor and member of the Ação Integralista Brasileira, led the journal’s technical direction. The debate proposed by the magazine, more than somewhat, determined the standards and representation of the male body, guided by moral and legitimated by scientifi c arguments, presenting in their publications the idea of beauty as an attribute solely of white bodies. As a possibility, representations of black beauty were unheard of, electing for that, white men who were hard workers and strong, had families and were able to generate a prosperous future for Brazil, either through workforce or by producing healthy offspring. Intending to build an image of an homogeneous country, it was necessary to make the political, cultural and ethnic diversity less evident as a way of building a national identity. Thus the magazine disregarded “men of color” and all those who fell away from the centrality of white bodies.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442210.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 95-107Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 95-107Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 95-1071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422/170698Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Luiz dos Santos Staudt, Jéferson Luís 2021-06-16T20:08:51Zoai:revistas.usp.br:article/184422Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:08:51Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco The new generation which Physical Education is building in Brazil: sound, strong, beautiful and white |
title |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
spellingShingle |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco Silva, André Luiz dos Santos Revista Educação Physica Hollanda Loyola Beleza masculina Corpo negro Magazine Educação Physica Hollanda Loyola Male beauty Black body |
title_short |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
title_full |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
title_fullStr |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
title_full_unstemmed |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
title_sort |
“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco |
author |
Silva, André Luiz dos Santos |
author_facet |
Silva, André Luiz dos Santos Staudt, Jéferson Luís |
author_role |
author |
author2 |
Staudt, Jéferson Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Luiz dos Santos Staudt, Jéferson Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista Educação Physica Hollanda Loyola Beleza masculina Corpo negro Magazine Educação Physica Hollanda Loyola Male beauty Black body |
topic |
Revista Educação Physica Hollanda Loyola Beleza masculina Corpo negro Magazine Educação Physica Hollanda Loyola Male beauty Black body |
description |
Este artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422/170698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 95-107 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 95-107 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 95-107 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935165698048 |