“Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Staudt, Jéferson Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422
Resumo: Este artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos.
id USP-35_5d52d43e70327f618c8bb6e470316eab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184422
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e brancoThe new generation which Physical Education is building in Brazil: sound, strong, beautiful and whiteRevista Educação PhysicaHollanda LoyolaBeleza masculinaCorpo negroMagazine Educação PhysicaHollanda LoyolaMale beautyBlack bodyEste artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos.This article analyzes the absence of the black body as representation of male beauty in the magazine Educa-ção Physica between 1939 and 1944, period in which Hollanda Loyola, renowned professor and member of the Ação Integralista Brasileira, led the journal’s technical direction. The debate proposed by the magazine, more  than  somewhat,  determined  the  standards  and  representation  of  the  male  body,  guided  by  moral  and legitimated by scientifi c arguments, presenting in their publications the idea of beauty as an attribute solely of white bodies.  As a possibility, representations of black beauty were unheard of, electing for that, white men who were hard workers and strong, had families and were able to generate a prosperous future for Brazil, either through workforce or by producing healthy offspring. Intending to build an image of an homogeneous country, it was necessary to make the political, cultural and ethnic diversity less evident as a way of building a national identity. Thus the magazine disregarded “men of color” and all those who fell away from the centrality of white bodies.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442210.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 95-107Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 95-107Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 95-1071981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422/170698Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Luiz dos Santos Staudt, Jéferson Luís 2021-06-16T20:08:51Zoai:revistas.usp.br:article/184422Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:08:51Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
The new generation which Physical Education is building in Brazil: sound, strong, beautiful and white
title “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
spellingShingle “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
Silva, André Luiz dos Santos
Revista Educação Physica
Hollanda Loyola
Beleza masculina
Corpo negro
Magazine Educação Physica
Hollanda Loyola
Male beauty
Black body
title_short “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
title_full “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
title_fullStr “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
title_full_unstemmed “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
title_sort “Mais um belo modelo da nova geração que a Educação Física está construindo no Brasil”: sadio, forte, belo e branco
author Silva, André Luiz dos Santos
author_facet Silva, André Luiz dos Santos
Staudt, Jéferson Luís
author_role author
author2 Staudt, Jéferson Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz dos Santos
Staudt, Jéferson Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Educação Physica
Hollanda Loyola
Beleza masculina
Corpo negro
Magazine Educação Physica
Hollanda Loyola
Male beauty
Black body
topic Revista Educação Physica
Hollanda Loyola
Beleza masculina
Corpo negro
Magazine Educação Physica
Hollanda Loyola
Male beauty
Black body
description Este artigo analisa a ausência do corpo negro nas representações de beleza masculina construídas pela revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, período em que a direção técnica do periódico ficou ao cargo de Hollanda Loyola, renomado professor e integrante da Ação Integralista Brasileira. O debate proposto pela revista teria produzido representações reguladoras do corpo masculino, pautadas em concepções morais e legitimadas por argumentos científicos, sustentando a ideia de beleza enquanto atributo próprio dos corpos brancos. Como efeito, possíveis representações de beleza negra foram impensadas, elegendo como representantes homens brancos, trabalhadores, fortes, pais de família, capazes de gerar o futuro próspero para o Brasil, seja via força de trabalho ou pela formação de uma prole sã. Sob a intenção de se construir a imagem de um país homogêneo, fez-se necessário tornar menos evidente a diversidade política, cultural e étnico-racial como forma de construir uma identidade nacional, assim, a revista coloca à margem os “homens de cor” e todos aqueles que se distanciam da centralidade dos corpos brancos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p95-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184422/170698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 95-107
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 95-107
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 95-107
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935165698048