Construção de um currículo integrado de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671997000300009 |
Resumo: | Durante as duas últimas décadas, a sociedade brasileira passou por grandes transformações no campo político, ideológico e econômico. Essas mudanças deixaram suas marcas na sociedade, especialmente na saúde da população. A formação do Enfermeiro, baseada na Lei 5540/68 e no Parecer 163/72, não mais acompanha as demandas que a população reivindica. A partir de 1992, a Faculdade de Enfermagem da UERJ - FEUerj intensifica o movimento de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em busca de transformar a realidade em que vive. A realização desse projeto apresenta duas razões importantes e complementares: o desejo dos docentes e discentes da FEUerj em elaborar um currículo que busque a formação de um Enfermeiro que articule ensino-trabalho-comunidade, teoria e prática, fundamentado em uma Teoria Crítica da Educação, na linha de PROBLEMATIZAÇÃO, e o cumprimento do Parecer 314/94 do então CFE e da Portaria MEC nº 11 71/15/dez/94. A partir de debates, definiu-se o perfil profissional tendo em vista o meio social onde a profissão se realiza e as características do alunado; determinação de áreas ou conjunto de atribuições, de acordo com a adequação da prática profissional, hierarquização dos conceitos, processos, etc., que no processo de "síntese e classificação" dos conhecimentos resulta em uma árvore encadeada e relacionada como se fosse uma rede. Na primeira fase do estudo do currículo diagnosticou-se como condição precípua a "DESCONTEXTUALIZAÇÃO" do currículo vigente e os "NÓS" a serem enfrentados para levar a cabo a proposta de Reforma Curricular. Implementou-se o processo de Capacitação Pedagógica para professores, oficinas de trabalho, levantamento do perfil atual e o desejável, seminários, sistematização dos desempenhos, habilidades e princípios, identificação das áreas que compõem o Currículo Integrado, localização das disciplinas dentro das áreas e a articulação entre disciplinas profissionalizantes e outras atividades. Com base nesta 1ª etapa do trabalho na pedagogia probíematizadora, construiu-se o instrumento "Levantamento do Perfil Profissional do Curso de Graduação em Enfermagem", identificando-se os desempenhos e princípios que os sustentam em cada disciplina vigente, tornando claro o perfil atual e o desejável pelos docentes e discentes. |
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