Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação. |
id |
USP-35_61b030ee2b2915286386acf5a4df2c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/173147 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19Access to EducationCurriculumCommunication and Information TechnologiesLearningCOVID-19Acesso à EducaçãoCurrículoTecnologias da Comunicação e InformaçãoAprendizagemCOVID-19Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação.Curriculum and teacher education as a guarantee of access to public education: educational quality in Covid-19 times.This article aims to relate the curriculum as a fundamental element in the promotion of educational quality, emphasizing its implication in the education processes of basic education students. Raises indicators that relate to the access, permanence and learning, providing an analysis of the educational context 2019 and 2020, the last being exacerbated in time of pandemic COVID-19 in Brazil. They propose that the development of interaction around learning require a refl ection on the curriculum and an understanding of experiences involving teachers and students around the educational process from its historical and social context and on the Communication and Information Technologies.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17314710.11606/1807-5509202000034nesp063Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-761981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147/163524Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Herbert Gomes da2021-05-24T19:21:27Zoai:revistas.usp.br:article/173147Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T19:21:27Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
title |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
spellingShingle |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 Silva, Herbert Gomes da Access to Education Curriculum Communication and Information Technologies Learning COVID-19 Acesso à Educação Currículo Tecnologias da Comunicação e Informação Aprendizagem COVID-19 |
title_short |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
title_full |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
title_fullStr |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
title_sort |
Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19 |
author |
Silva, Herbert Gomes da |
author_facet |
Silva, Herbert Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Herbert Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Access to Education Curriculum Communication and Information Technologies Learning COVID-19 Acesso à Educação Currículo Tecnologias da Comunicação e Informação Aprendizagem COVID-19 |
topic |
Access to Education Curriculum Communication and Information Technologies Learning COVID-19 Acesso à Educação Currículo Tecnologias da Comunicação e Informação Aprendizagem COVID-19 |
description |
Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147 10.11606/1807-5509202000034nesp063 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509202000034nesp063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147/163524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934643507200 |