Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Herbert Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147
Resumo: Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação.
id USP-35_61b030ee2b2915286386acf5a4df2c88
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173147
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19Access to EducationCurriculumCommunication and Information TechnologiesLearningCOVID-19Acesso à EducaçãoCurrículoTecnologias da Comunicação e InformaçãoAprendizagemCOVID-19Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação.Curriculum and teacher education as a guarantee of access to public education: educational quality in Covid-19 times.This article aims to relate the curriculum as a fundamental element in the promotion of educational quality, emphasizing its implication in the education processes of basic education students. Raises indicators that relate to the access, permanence and learning, providing an analysis of the educational context 2019 and 2020, the last being exacerbated in time of pandemic COVID-19 in Brazil. They propose that the development of interaction around learning require a refl ection on the curriculum and an understanding of experiences involving teachers and students around the educational process from its historical and social context and on the Communication and Information Technologies.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17314710.11606/1807-5509202000034nesp063Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-761981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147/163524Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Herbert Gomes da2021-05-24T19:21:27Zoai:revistas.usp.br:article/173147Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T19:21:27Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
title Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
spellingShingle Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
Silva, Herbert Gomes da
Access to Education
Curriculum
Communication and Information Technologies
Learning
COVID-19
Acesso à Educação
Currículo
Tecnologias da Comunicação e Informação
Aprendizagem
COVID-19
title_short Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
title_full Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
title_fullStr Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
title_full_unstemmed Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
title_sort Currículo e formação de professores como garantia do acesso à educação pública: qualidade educacional em tempos de Covid-19
author Silva, Herbert Gomes da
author_facet Silva, Herbert Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Herbert Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Access to Education
Curriculum
Communication and Information Technologies
Learning
COVID-19
Acesso à Educação
Currículo
Tecnologias da Comunicação e Informação
Aprendizagem
COVID-19
topic Access to Education
Curriculum
Communication and Information Technologies
Learning
COVID-19
Acesso à Educação
Currículo
Tecnologias da Comunicação e Informação
Aprendizagem
COVID-19
description Este artigo tem como objetivo relacionar o currículo como elemento fundamental da promoção da qualidade educacional, enfatizando sua implicação nos processos de formação dos estudantes da educação básica. Levanta indicadores que se relacionam com o acesso, a permanência e a aprendizagem, que proporcionem uma análise do contexto educacional de 2019 e 2020, sendo o último agravado no momento pandêmico do COVID-19 no Brasil. Propõem que o desenvolvimento das interações em torno da aprendizagem exigem uma reflexão sobre os currículos e uma compreensão sobre experiências que envolvam professores e alunos em torno do processo educacional a partir do seu contexto histórico e social e sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147
10.11606/1807-5509202000034nesp063
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509202000034nesp063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173147/163524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. Esp. (2020): Direitos Humanos; 63-76
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934643507200