As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenetz, Ileana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stigger, Marco Paulo, Meyer, Dagmar Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/53224
Resumo: Neste estudo, a partir das vertentes dos Estudos Culturais e de Gênero que se aproximam do pós-estruturalismo de Foucault, procuramos compreender como são atribuídos significados de gênero que constituem modos diferenciados de ser menino ou menina no espaço do recreio de uma escola pública de Porto Alegre, no Brasil. Através de um trabalho etnográfico que teve a duração de um ano e com realização de entrevistas com crianças, focalizamos uma segunda e uma terceira série do ensino fundamental e identificamos uma aprendizagem não-oficial e não-intencional que ocorre nas brincadeiras das crianças, onde elas aprendem formas de ser meninos e meninas. Neste contexto, percebemos que existe uma ocupação dos espaços do pátio da escola segundo o gênero, que inclui diferentes maneiras de ocupação e negociação configurando uma geografia do gênero. Também observamos uma construção da sexualidade na escola, na qual a homossexualidade é circunscrita em detrimento da norma da heterossexualidade.
id USP-35_640467fb9d89082c7c26d2f2b2790f3a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/53224
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar Gender and sexuality at school's recess EtnografiaInfânciaGêneroSexualidadeEthnographyChildhoodGenderSexuality Neste estudo, a partir das vertentes dos Estudos Culturais e de Gênero que se aproximam do pós-estruturalismo de Foucault, procuramos compreender como são atribuídos significados de gênero que constituem modos diferenciados de ser menino ou menina no espaço do recreio de uma escola pública de Porto Alegre, no Brasil. Através de um trabalho etnográfico que teve a duração de um ano e com realização de entrevistas com crianças, focalizamos uma segunda e uma terceira série do ensino fundamental e identificamos uma aprendizagem não-oficial e não-intencional que ocorre nas brincadeiras das crianças, onde elas aprendem formas de ser meninos e meninas. Neste contexto, percebemos que existe uma ocupação dos espaços do pátio da escola segundo o gênero, que inclui diferentes maneiras de ocupação e negociação configurando uma geografia do gênero. Também observamos uma construção da sexualidade na escola, na qual a homossexualidade é circunscrita em detrimento da norma da heterossexualidade. In this study, from the slopes of Cultural Studies and Gender approaching the post-structuralism of Foucault, we aimed to understand how gender meanings that constitute different ways of being a boy or a girl in the playground area of a public school in Porto Alegre, Brazil are attributed. Through an ethnographic study, which lasted a year, and interviews with children, we focused on a second and a third basic education grades and identified an unofficial and unintended learning that occurs in the games of children, in which they learn ways to be boys and girls. In this context, we realized that there is an occupation of the schoolyard by gender, including occupancy and different ways of negotiation setting a geography of gender. We also observed a construction of sexuality in school, in which homosexuality is circumscribed to the detriment of the norm of heterosexuality. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/5322410.1590/S1807-55092013000100012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 1 (2013); 117-128Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 1 (2013); 117-128Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 1 (2013); 117-1281981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/53224/57282Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessWenetz, IleanaStigger, Marco PauloMeyer, Dagmar Estermann2013-04-09T16:20:35Zoai:revistas.usp.br:article/53224Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-04-09T16:20:35Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
Gender and sexuality at school's recess
title As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
spellingShingle As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
Wenetz, Ileana
Etnografia
Infância
Gênero
Sexualidade
Ethnography
Childhood
Gender
Sexuality
title_short As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
title_full As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
title_fullStr As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
title_full_unstemmed As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
title_sort As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar
author Wenetz, Ileana
author_facet Wenetz, Ileana
Stigger, Marco Paulo
Meyer, Dagmar Estermann
author_role author
author2 Stigger, Marco Paulo
Meyer, Dagmar Estermann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wenetz, Ileana
Stigger, Marco Paulo
Meyer, Dagmar Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Infância
Gênero
Sexualidade
Ethnography
Childhood
Gender
Sexuality
topic Etnografia
Infância
Gênero
Sexualidade
Ethnography
Childhood
Gender
Sexuality
description Neste estudo, a partir das vertentes dos Estudos Culturais e de Gênero que se aproximam do pós-estruturalismo de Foucault, procuramos compreender como são atribuídos significados de gênero que constituem modos diferenciados de ser menino ou menina no espaço do recreio de uma escola pública de Porto Alegre, no Brasil. Através de um trabalho etnográfico que teve a duração de um ano e com realização de entrevistas com crianças, focalizamos uma segunda e uma terceira série do ensino fundamental e identificamos uma aprendizagem não-oficial e não-intencional que ocorre nas brincadeiras das crianças, onde elas aprendem formas de ser meninos e meninas. Neste contexto, percebemos que existe uma ocupação dos espaços do pátio da escola segundo o gênero, que inclui diferentes maneiras de ocupação e negociação configurando uma geografia do gênero. Também observamos uma construção da sexualidade na escola, na qual a homossexualidade é circunscrita em detrimento da norma da heterossexualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/53224
10.1590/S1807-55092013000100012
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/53224
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/53224/57282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 1 (2013); 117-128
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 1 (2013); 117-128
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 1 (2013); 117-128
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932080787456