Direitos humanos e o acesso à educação em bioética para a graduação e a pós-graduação em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waltrick, Luciana Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marinho, Alcyane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187902
Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivos: 1) demonstrar a importância do ensino em Bioética para os profissionais da área da Educação Física; (2) defender o ensino da Bioética nos cursos de graduação e de pós-graduação em Educação Física; e (3) apresentar a Bioética de enfoque latino-americano como proposta para analisar os Direitos Humanos no Brasil no contexto da Educação Física. Para tanto, entendemos o ensaio teórico como uma apresentação de natureza reflexiva e interpretativa, de julgamento pessoal dos próprios pesquisadores, embasados em literatura científica existente sobre o tema abordado. A Bioética associada às Ciências do Movimento Humano, ao esporte de alto rendimento, à atividade física e à saúde traz à tona questões complexas como: imagem corporal, anorexia, vulnerabilidade do atleta profissional e conflitos bioéticos envolvidos no relacionamento entre o atleta profissional e o profissional da saúde que o atende, a iniciação esportiva precoce, além da importância do profissional da Educação Física, como agente educador, inserido em políticas públicas para uma sociedade que se apresenta sedentária e estigmatizada. Diante das aproximações dos conflitos bioéticos que os avanços tecnológicos promovem nas profissões da área da saúde, há a necessidade de se discutir sobre a importância do ensino da Bioética na formação acadêmica dos profissionais da área da saúde e, assim, prepará-los para refletir sobre os possíveis conflitos éticos que encontrarão durante a atuação profissional. Estes que, por sua vez, possuem uma profunda e complexa relação com os direitos humanos.
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