Direitos humanos e o acesso à educação em bioética para a graduação e a pós-graduação em educação física
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187902 |
Resumo: | Este ensaio teórico tem como objetivos: 1) demonstrar a importância do ensino em Bioética para os profissionais da área da Educação Física; (2) defender o ensino da Bioética nos cursos de graduação e de pós-graduação em Educação Física; e (3) apresentar a Bioética de enfoque latino-americano como proposta para analisar os Direitos Humanos no Brasil no contexto da Educação Física. Para tanto, entendemos o ensaio teórico como uma apresentação de natureza reflexiva e interpretativa, de julgamento pessoal dos próprios pesquisadores, embasados em literatura científica existente sobre o tema abordado. A Bioética associada às Ciências do Movimento Humano, ao esporte de alto rendimento, à atividade física e à saúde traz à tona questões complexas como: imagem corporal, anorexia, vulnerabilidade do atleta profissional e conflitos bioéticos envolvidos no relacionamento entre o atleta profissional e o profissional da saúde que o atende, a iniciação esportiva precoce, além da importância do profissional da Educação Física, como agente educador, inserido em políticas públicas para uma sociedade que se apresenta sedentária e estigmatizada. Diante das aproximações dos conflitos bioéticos que os avanços tecnológicos promovem nas profissões da área da saúde, há a necessidade de se discutir sobre a importância do ensino da Bioética na formação acadêmica dos profissionais da área da saúde e, assim, prepará-los para refletir sobre os possíveis conflitos éticos que encontrarão durante a atuação profissional. Estes que, por sua vez, possuem uma profunda e complexa relação com os direitos humanos. |
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Direitos humanos e o acesso à educação em bioética para a graduação e a pós-graduação em educação físicaHuman rights and access to bioethics education for graduation and post-graduation in physical educationTemas bioéticosFormação profissionalEducação superiorAtividade motoraBioethical IssuesProfessional trainingSuperior educationMotor ActivityEste ensaio teórico tem como objetivos: 1) demonstrar a importância do ensino em Bioética para os profissionais da área da Educação Física; (2) defender o ensino da Bioética nos cursos de graduação e de pós-graduação em Educação Física; e (3) apresentar a Bioética de enfoque latino-americano como proposta para analisar os Direitos Humanos no Brasil no contexto da Educação Física. Para tanto, entendemos o ensaio teórico como uma apresentação de natureza reflexiva e interpretativa, de julgamento pessoal dos próprios pesquisadores, embasados em literatura científica existente sobre o tema abordado. A Bioética associada às Ciências do Movimento Humano, ao esporte de alto rendimento, à atividade física e à saúde traz à tona questões complexas como: imagem corporal, anorexia, vulnerabilidade do atleta profissional e conflitos bioéticos envolvidos no relacionamento entre o atleta profissional e o profissional da saúde que o atende, a iniciação esportiva precoce, além da importância do profissional da Educação Física, como agente educador, inserido em políticas públicas para uma sociedade que se apresenta sedentária e estigmatizada. Diante das aproximações dos conflitos bioéticos que os avanços tecnológicos promovem nas profissões da área da saúde, há a necessidade de se discutir sobre a importância do ensino da Bioética na formação acadêmica dos profissionais da área da saúde e, assim, prepará-los para refletir sobre os possíveis conflitos éticos que encontrarão durante a atuação profissional. Estes que, por sua vez, possuem uma profunda e complexa relação com os direitos humanos.This theoretical essay aims to: 1) demonstrate the importance of teaching Bioethics to professionals in the field of Physical Education; (2) defend the teaching of Bioethics in undergraduate and graduate courses in Physical Education; and (3) to present Bioethics with a Latin American focus as a proposal to analyze Human Rights in Brazil in the context of Physical Education. For this, we understand the theoretical essay as a presentation of a reflective and interpretive nature, of a personal judgment of the researchers themselves, based on the existing scientific literature on the topic addressed. Bioethics associated with Human Movement Sciences, high-performance sports, physical activity, and health brings up complex issues such as body image, anorexia, the vulnerability of the professional athlete and bioethical conflicts involved in the relationship between the professional athlete and the professional health care, early sports initiation, in addition to the importance of the physical education professional as an educational agent inserted in public policies for a society that is sedentary and stigmatized. Because of the approximations of bioethical conflicts that technological advances promote in health professions, there is a need to discuss the importance of teaching Bioethics in the academic training of health professionals and, thus, prepare them to reflect on the possible ethical conflicts they will encounter during their professional practice. These, in turn, have a deep and complex relationship with human rights.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18790210.11606/issn.1981-4690.v35inespp47-54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 47-54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 47-54Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 47-541981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187902/173550Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWaltrick, Luciana Teixeira Marinho, Alcyane 2021-07-18T01:10:03Zoai:revistas.usp.br:article/187902Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:10:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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