Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Uirá De Siqueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Graciele Massoli, Correia, Walter Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166711
Resumo: O objetivo do presente ensaio é analisar a noção de prática pedagógica inovadora na Educação Física Escolar, a partir da exploração da literatura especializada. Os anúncios relativos às práticas pedagógicas inovadoras, renovadoras ou “bem-sucedidas” em Educação Física Escolar vêm sendo veiculados em diversos cenários acadêmicos e profissionais. Como aspecto relevante, destaca-se a necessidade de orientar  epistemologicamente essas práticas educativas, de maneira a conferir identidade ao componente curricular
id USP-35_715378ef67574876247697055efcae67
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166711
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadorasSchool Physical Education: discussing the innovative practiceSchool Physical EducationCurriculumDidacticsEducação Física escolarCurrículoDidáticaO objetivo do presente ensaio é analisar a noção de prática pedagógica inovadora na Educação Física Escolar, a partir da exploração da literatura especializada. Os anúncios relativos às práticas pedagógicas inovadoras, renovadoras ou “bem-sucedidas” em Educação Física Escolar vêm sendo veiculados em diversos cenários acadêmicos e profissionais. Como aspecto relevante, destaca-se a necessidade de orientar  epistemologicamente essas práticas educativas, de maneira a conferir identidade ao componente curricularThe objective of this essay is to analyze the notion of innovative pedagogical practice in School Physical Education, based on the exploration of the specialized literature. The announcements regarding innovative, renewing or “successful” pedagogical practices in School Physical Education have been conveyed in various academic and professional settings. As relevant aspect, the need to orient these educational practices epistemologically, in order to give identity to the curricular component.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16671110.11606/1807-5509201800010141Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 141-147Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 141-147Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 141-1471981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166711/159384Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Uirá De SiqueiraRodrigues, Graciele MassoliCorreia, Walter Roberto2020-07-02T23:16:19Zoai:revistas.usp.br:article/166711Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-02T23:16:19Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
School Physical Education: discussing the innovative practice
title Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
spellingShingle Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
Farias, Uirá De Siqueira
School Physical Education
Curriculum
Didactics
Educação Física escolar
Currículo
Didática
title_short Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
title_full Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
title_fullStr Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
title_full_unstemmed Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
title_sort Educação Física Escolar: discutindo a questão das práticas inovadoras
author Farias, Uirá De Siqueira
author_facet Farias, Uirá De Siqueira
Rodrigues, Graciele Massoli
Correia, Walter Roberto
author_role author
author2 Rodrigues, Graciele Massoli
Correia, Walter Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Uirá De Siqueira
Rodrigues, Graciele Massoli
Correia, Walter Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Curriculum
Didactics
Educação Física escolar
Currículo
Didática
topic School Physical Education
Curriculum
Didactics
Educação Física escolar
Currículo
Didática
description O objetivo do presente ensaio é analisar a noção de prática pedagógica inovadora na Educação Física Escolar, a partir da exploração da literatura especializada. Os anúncios relativos às práticas pedagógicas inovadoras, renovadoras ou “bem-sucedidas” em Educação Física Escolar vêm sendo veiculados em diversos cenários acadêmicos e profissionais. Como aspecto relevante, destaca-se a necessidade de orientar  epistemologicamente essas práticas educativas, de maneira a conferir identidade ao componente curricular
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166711
10.11606/1807-5509201800010141
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166711
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201800010141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166711/159384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 1 (2018); 141-147
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 1 (2018); 141-147
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 1 (2018); 141-147
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1748936825073827840