Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Pedro Goes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Rubens Antonio Gurgel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468
Resumo: O presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação.
id UFLA_cf02261f582e885012eb2448114580a6
oai_identifier_str oai:localhost:1/50468
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação físicaEducação física - DidáticaFormação de professoresPhysical education - DidacticsTeacher trainingO presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação.Universidade Estadual de Campinas2022-07-04T22:27:10Z2022-07-04T22:27:10Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468Filosofia e Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, João Pedro GoesVieira, Rubens Antonio Gurgelpor2023-05-02T10:45:48Zoai:localhost:1/50468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T10:45:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
title Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
spellingShingle Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
Lopes, João Pedro Goes
Educação física - Didática
Formação de professores
Physical education - Didactics
Teacher training
title_short Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
title_full Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
title_fullStr Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
title_full_unstemmed Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
title_sort Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
author Lopes, João Pedro Goes
author_facet Lopes, João Pedro Goes
Vieira, Rubens Antonio Gurgel
author_role author
author2 Vieira, Rubens Antonio Gurgel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Pedro Goes
Vieira, Rubens Antonio Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Didática
Formação de professores
Physical education - Didactics
Teacher training
topic Educação física - Didática
Formação de professores
Physical education - Didactics
Teacher training
description O presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2022-07-04T22:27:10Z
2022-07-04T22:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468
identifier_str_mv LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Filosofia e Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439257531056128