Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468 |
Resumo: | O presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação. |
id |
UFLA_cf02261f582e885012eb2448114580a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50468 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação físicaEducação física - DidáticaFormação de professoresPhysical education - DidacticsTeacher trainingO presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação.Universidade Estadual de Campinas2022-07-04T22:27:10Z2022-07-04T22:27:10Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468Filosofia e Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, João Pedro GoesVieira, Rubens Antonio Gurgelpor2023-05-02T10:45:48Zoai:localhost:1/50468Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T10:45:48Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
title |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
spellingShingle |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física Lopes, João Pedro Goes Educação física - Didática Formação de professores Physical education - Didactics Teacher training |
title_short |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
title_full |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
title_fullStr |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
title_full_unstemmed |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
title_sort |
Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física |
author |
Lopes, João Pedro Goes |
author_facet |
Lopes, João Pedro Goes Vieira, Rubens Antonio Gurgel |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Rubens Antonio Gurgel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Pedro Goes Vieira, Rubens Antonio Gurgel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Didática Formação de professores Physical education - Didactics Teacher training |
topic |
Educação física - Didática Formação de professores Physical education - Didactics Teacher training |
description |
O presente relato de experiência aborda um semestre de aula em uma instituição privada de ensino superior da cidade de Sorocaba, interior paulista. Objetivou-se operar com a disciplina inspirados na produção filosófica de Gilles Deleuze para problematizar o conceito de aprendizagem. O processo de avaliação se deu por um trabalho final que correspondia ao acompanhamento de cinco horas aula de Educação Física em qualquer nível da educação básica, e produção de um texto de 5 páginas com o seguinte tema: “o que te fez pensar?”. Muitos dos trabalhos correspondiam a um nível descritivo mais superficial sobre os acontecimentos. Outros, porém, apresentaram complexos dilemas sobre o que é a educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2022-07-04T22:27:10Z 2022-07-04T22:27:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468 |
identifier_str_mv |
LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Aprender didática: um relato de experiência na licenciatura de educação física. Filosofia e Educação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 2769-2789, set./dez. 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i3.8664025. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Filosofia e Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439257531056128 |