Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238114 |
Resumo: | Introdução e Objetivos: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão de ensino de técnica e de tática na área dos esportes coletivos. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. Materiais e Métodos: O estudo realizado é do tipo qualitativo, de corte transversal e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada com seis treinadores, que atuam nas categorias de base de dois grandes clubes federados da cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul. através de uma entrevista semiestruturada, abordando cinco questões abertas. Discussão: Após análise das entrevistas, verificou-se que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Sendo que os profissionais entrevistados, a utilização dessa ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequada à faixa etária. Em quase sua totalidade, os entrevistados afirmam que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, no entanto outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. Resultados e Conclusão: O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube em que atuam profissionalmente. |
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Carlet, RodrigoAndrade, Marcos XavierShamah, Manoel Eduardo do PradoMoraes, Jose CiceroVoser, Rogerio da Cunha2022-04-30T04:53:49Z20211984-4956http://hdl.handle.net/10183/238114001139125Introdução e Objetivos: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão de ensino de técnica e de tática na área dos esportes coletivos. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. Materiais e Métodos: O estudo realizado é do tipo qualitativo, de corte transversal e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada com seis treinadores, que atuam nas categorias de base de dois grandes clubes federados da cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul. através de uma entrevista semiestruturada, abordando cinco questões abertas. Discussão: Após análise das entrevistas, verificou-se que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Sendo que os profissionais entrevistados, a utilização dessa ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequada à faixa etária. Em quase sua totalidade, os entrevistados afirmam que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, no entanto outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. Resultados e Conclusão: O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube em que atuam profissionalmente.Introduction and Objectives: Feedback is considered one of the most important tools in the management process of teaching technique and tactics in team sports. The objective of this work is to analyze the forms of expression of extrinsic feedback between coaches who work in base football. Material and Method: The study carried out is a qualitative, cross-sectional study and is characterized by exploratory descriptive research, the investigation being carried out with six coaches, who work in the grassroots categories of two large federated clubs in the city of Porto Alegre-Rio Grande do Sul. through a semi-structured interview, addressing five open questions. Discussion: After an analysis of interviews, we checked that the coaches’ value of extrinsic feedback in the teaching-learning-training. Those professionals who were interviewed, the use of this tool must occur with a correct dosage, in a precise and appropriate way to the age group. In almost it’s the entirety, the interviews claim that the transmission of information takes on greater importance in the younger categories and/or in the early stages of training. Analyzing the difference of application, considering technical and tactical qualities, we found differences of opinions because some coaches claim to use the feedback to the whole group of athletes, while others admit using on a larger scale to first string athletes. Result and Conclusion: The study seems to reveal that each coach has his line of work, not necessarily following a proposed instruction, feedback relative to extrinsic, arising out of the club where they work professionally.application/pdfporRevista brasileira de futsal e futebol. São Paulo. Vol. 15, no. 55 Ed. Especial(jan./dez. 2021), p. 565-570.FutebolTreinadoresPedagogia do esporteFootballFeedbackCoachSport pedagogyFeedback extrínseco e sua expressão no futebol de baseExtrinsic Feedback and Its Expression in Grassroots Football info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139125.pdf.txt001139125.pdf.txtExtracted Texttext/plain24188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238114/2/001139125.pdf.txt709e76132e1e4443011458acca27cca8MD52ORIGINAL001139125.pdfTexto completoapplication/pdf144070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238114/1/001139125.pdf34afef0fbc524f1c0dc47bc6934da269MD5110183/2381142022-05-01 04:47:51.292521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-01T07:47:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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