Coordenação do nado borboleta e estágio maturacional de jovens nadadores
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170545 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar a coordenação do nado borboleta de jovens nadadores em diferentes estágios maturacionais. Vinte e um nadadores entre 10 e 12 anos de idade divididos em dois grupos, de acordo com o estágio de maturação biológica em que se encontravam (EM2 - n=11 e EM3 - n=10) foram avaliados durante 25 m no nado borboleta em máxima intensidade. Os indicadores de coordenação entre as ações de braços e pernas, e o desempenho foram obtidos por meio de videogrametria e cronometragem, respectivamente. Resultados: Nadadores do grupo EM3 apresentaram melhores indicadores de coordenação e maior duração relativa das fases propulsivas da pernada. Os resultados apresentados indicam que jovens nadadores deveriam receber especial atenção com relação a indicadores coordenativos do nado borboleta, visando, especificamente, o sincronismo propulsivo entre o início da fase de empurrada da braçada e o início da fase descendente da segunda pernada. |
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Coordenação do nado borboleta e estágio maturacional de jovens nadadoresBiomecânicaParâmetros CoordenativosNataçãoMaturação SexualO objetivo deste estudo foi comparar a coordenação do nado borboleta de jovens nadadores em diferentes estágios maturacionais. Vinte e um nadadores entre 10 e 12 anos de idade divididos em dois grupos, de acordo com o estágio de maturação biológica em que se encontravam (EM2 - n=11 e EM3 - n=10) foram avaliados durante 25 m no nado borboleta em máxima intensidade. Os indicadores de coordenação entre as ações de braços e pernas, e o desempenho foram obtidos por meio de videogrametria e cronometragem, respectivamente. Resultados: Nadadores do grupo EM3 apresentaram melhores indicadores de coordenação e maior duração relativa das fases propulsivas da pernada. Os resultados apresentados indicam que jovens nadadores deveriam receber especial atenção com relação a indicadores coordenativos do nado borboleta, visando, especificamente, o sincronismo propulsivo entre o início da fase de empurrada da braçada e o início da fase descendente da segunda pernada.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17054510.11606/1807-5509201900030479Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 3 (2019); 479-485Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 3 (2019); 479-485Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 3 (2019); 479-4851981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170545/161083Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTosta, Joanna de SouzaRibeiro, AlineSilveira, Ricardo PetersonFranken, MarcosBarroso, RenatoPortella, Daniel LeiteBarbosa, Augusto CarvalhoCastro, Flávio Antônio de Souza2021-05-24T17:30:31Zoai:revistas.usp.br:article/170545Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:30:31Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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