O trabalho e a saúde do educador físico em academias: uma contradição no cerne da profissão
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89680 |
Resumo: | O esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade. |
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O trabalho e a saúde do educador físico em academias: uma contradição no cerne da profissão Work and health of the physical educator in gym: a contradiction at the heart of the profession O esporte e a atividade física no Brasil estão expandindo em número de participantes e em diversificação de atividades. Nesta expansão se inclui o ramo de academias, no qual o Brasil está em quarto lugar no mercado mundial. Embora o Educador Físico (EF) pudesse ser beneficiado por esta expansão, isto não ocorre. E mesmo sendo destacado como agente promotor de saúde e qualidade de vida, são raras as pesquisas acerca de como a saúde e a qualidade de vida do EF são afetadas pela sua atuação profissional e condições de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi trazer à evidência científica aspectos da atuação profissional e condições de trabalho do EF atuante em academias de Brasília (DF), sendo utilizada pesquisa descritiva com questionário semiaberto (n = 53). Verificou-se que o vertiginoso crescimento do ramo de academias, inclusive como lócus de trabalho preferencial dos recém-formados, não corresponde a melhores condições de trabalho para os EFs, haja vista a presença de informalidade, precarização, intensificação e flexibilização do trabalho, conduzindo o EF a trabalhar em diversos empregos [EFs possuem em média dois empregos (54,7%), havendo EFs com quatro empregos (9,4%)], gerando desgastes à sua saúde, caracterizando um contrassenso à essência da profissão. Denota-se condições de trabalho nem sempre favoráveis, mas mascaradas pela realização pessoal advinda da escolha vocacional da profissão. Foi verificada baixa conscientização, mobilização e criticidade dos EFs perante esta realidade, embora alguns tenham indicado o desejo de abandono da profissão. É necessário o estabelecimento de uma nova contratualidade. Sport and physical activity in Brazil are expanding in number of participants and diversification of activities. This expansion includes the branch of fitness facility, in which Brazil is fourth in the world market. Although the Physical Educator (PE) could be benefited by this expansion, this does not occur. And even being highlighted as a promoter of health and quality of life, there are little research on how the health and quality of life of PE are affected by their professional acting and working conditions. The objective of this research was to bring for scientific evidence some aspects of professional acting and working conditions of PE that work in fitness facility of Brasília (DF), being used descriptive research with semi-open questionnaire (n = 53). It was found that the rapid growth of fitness facility, including these places as the preferred locus to work of newly formed, does not correspond to better working conditions for PEs, due the presence of informality, precariousness, intensification and flexibilization of work, leading PE to work at various jobs [PEs have an average of two jobs (54.7%), and others PEs have 4 jobs (9.4%)], causing wear to your health, a contradiction to the essence of the profession. We denote the working conditions are not always favorable, but masked by the personal fulfillment of the vocational choice of profession. Low awareness, mobilization and criticality of PEs face this reality was verified, although some have indicated a desire to abandon the profession. The establishing a new contractuality is required. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8968010.1590/1807-55092014000400599Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 4 (2014); 599-615Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 4 (2014); 599-615Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 4 (2014); 599-6151981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89680/92501Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Alessandra Dias Azevêdo, Paulo Henrique 2015-01-19T14:18:08Zoai:revistas.usp.br:article/89680Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-01-19T14:18:08Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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