Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos-Naves, Suziane Peixoto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Benda, Rodolfo Novellino, Junqueira, Aline Horta Miguel, Alves, Gabriel Menezes, Velloso, Ana Luíza Perez Pimenta, Ugrinowitsch, Herbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89682
Resumo: O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.
id USP-35_7ab37070b6b5a9c9ce7ebb49dcad1fe0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89682
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol The effect of distributed demonstrations in the volleyball serve learning O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento. The present study investigated the effect of the distribution of the demonstration on the learning of the Japanese volleyball serve. Eighteen subjects were divided into 3 groups: G1 (8 demonstrations prior the practice), G2 (4 prior and 4 on 40th trial) and G4 (2 prior, 2 on 20th, 2 on 40th and 2 on 60th trial). The execution of a skilled person in the task was recorded and adopted as a demonstration to all groups. The experiment had pretest with 10 trials, acquisition phase with 80 trials and the retention test after 24 hours, with 10 trials. The results showed that demonstrations prior to the practice sessions conducted to score improvement and the distributed demonstration conducted to improvement in motor pattern. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8968210.1590/1807-55092014000400629Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 4 (2014); 629-639Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 4 (2014); 629-639Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 4 (2014); 629-6391981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89682/92503Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Naves, Suziane Peixoto Benda, Rodolfo Novellino Junqueira, Aline Horta Miguel Alves, Gabriel Menezes Velloso, Ana Luíza Perez Pimenta Ugrinowitsch, Herbert 2015-01-19T14:18:08Zoai:revistas.usp.br:article/89682Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-01-19T14:18:08Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
The effect of distributed demonstrations in the volleyball serve learning
title Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
spellingShingle Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
Santos-Naves, Suziane Peixoto
title_short Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
title_full Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
title_fullStr Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
title_full_unstemmed Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
title_sort Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol
author Santos-Naves, Suziane Peixoto
author_facet Santos-Naves, Suziane Peixoto
Benda, Rodolfo Novellino
Junqueira, Aline Horta Miguel
Alves, Gabriel Menezes
Velloso, Ana Luíza Perez Pimenta
Ugrinowitsch, Herbert
author_role author
author2 Benda, Rodolfo Novellino
Junqueira, Aline Horta Miguel
Alves, Gabriel Menezes
Velloso, Ana Luíza Perez Pimenta
Ugrinowitsch, Herbert
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos-Naves, Suziane Peixoto
Benda, Rodolfo Novellino
Junqueira, Aline Horta Miguel
Alves, Gabriel Menezes
Velloso, Ana Luíza Perez Pimenta
Ugrinowitsch, Herbert
description O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89682
10.1590/1807-55092014000400629
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89682
identifier_str_mv 10.1590/1807-55092014000400629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/89682/92503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 4 (2014); 629-639
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 4 (2014); 629-639
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 4 (2014); 629-639
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222933026603008