Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Renata Karine Batista Coelho de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bustamante, Alcibíades, Lopes, Vitor Pires, Seabra, André Teixeira e, Silva, Rui Manuel Garganta da, Maia, José António Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16762
Resumo: Este estudo é percorrido por três principais objetivos: 1) caracterizar o desenvolvimento modal e as diferenças inter-individuais da coordenação motora; 2) verificar a existência de um efeito associado ao gênero; 3) testar a relevância de preditores do desenvolvimento da Coordenação motora (CoM) tais como o IMC e os níveis de Atividade Física. A amostra é constituída de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas). A coordenação motora foi determinada a partir da bateria de testes KTK (Equilíbrio em deslocamento para trás, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral). O questionário de Godin e Shephard (1985) foi utilizado para avaliar a Atividade Física. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. A mudança intra-individual e as diferenças inter-sujeitos foram efetuadas no programa estatístico HLM, versão 6. É visível um incremento dos valores médios, em ambos os sexos, para as todas as provas do KTK, bem como do IMC e o dos níveis de Atividade Física. Os melhores resultados foram observados nas crianças que estavam no 1º quartil do IMC e no 3º da Atividade Física. Os resultados reafirmam a necessidade de uma estrutura didático-metodologica das aulas de Educação Física para que as crianças alcancem níveis adequados de coordenação para sua idade
id USP-35_7ce0e3da6c79a4e31d0df4da0f39992f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16762
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal Longetudinal modeling of motor coordination levels of children aged six to 10 years of age from the Autonomous Region of Azores, Portugal Coordenação motoraCriançasEstudo longitudinalModelação hierárquicaMotor coordinationChildrenLongitudinalHierarchical modeling Este estudo é percorrido por três principais objetivos: 1) caracterizar o desenvolvimento modal e as diferenças inter-individuais da coordenação motora; 2) verificar a existência de um efeito associado ao gênero; 3) testar a relevância de preditores do desenvolvimento da Coordenação motora (CoM) tais como o IMC e os níveis de Atividade Física. A amostra é constituída de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas). A coordenação motora foi determinada a partir da bateria de testes KTK (Equilíbrio em deslocamento para trás, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral). O questionário de Godin e Shephard (1985) foi utilizado para avaliar a Atividade Física. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. A mudança intra-individual e as diferenças inter-sujeitos foram efetuadas no programa estatístico HLM, versão 6. É visível um incremento dos valores médios, em ambos os sexos, para as todas as provas do KTK, bem como do IMC e o dos níveis de Atividade Física. Os melhores resultados foram observados nas crianças que estavam no 1º quartil do IMC e no 3º da Atividade Física. Os resultados reafirmam a necessidade de uma estrutura didático-metodologica das aulas de Educação Física para que as crianças alcancem níveis adequados de coordenação para sua idade This study aims at: 1) describing models for developmental changes and interindividual differences in gross motor coordination (CoM); 2) verify the presence of gender effects; 3) and test the importance of BMI and physical activity level in motor coordination (CoM) development. Sample size comprises 285 children (143 boys and 142 girls). Motor coordination was evaluated with the test battery "Körperkoordinationstest für Kinder" (KTK) consisting of four tests: backward balance (ER), jumping sideways (SL), hopping on one leg (SM), and shifting platforms (TL). Godin and Shephard's questionnaire was used to evaluate children's physical activity level. Basic statistics were computed in SPSS. Intraindividual changes and interindividual differences were estimated within the framework of multilevel modeling using the HLM software, version 6. Mean significant changes were noticed on both genders in CoM, BMI and physical activity. Best CoM values were found for children in the 1st quartile of BMI and 3rd quartile of physical activity. These results call for a closer attention to novel approaches of didactical issues in the preparation of physical education classes, so that all children may achieve adequate levels of success according to their age Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1676210.1590/S1807-55092010000200009Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 259-273 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 259-273 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 259-273 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16762/18475Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeus, Renata Karine Batista Coelho deBustamante, AlcibíadesLopes, Vitor PiresSeabra, André Teixeira eSilva, Rui Manuel Garganta daMaia, José António Ribeiro2012-05-22T12:41:24Zoai:revistas.usp.br:article/16762Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:41:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
Longetudinal modeling of motor coordination levels of children aged six to 10 years of age from the Autonomous Region of Azores, Portugal
title Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
spellingShingle Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
Deus, Renata Karine Batista Coelho de
Coordenação motora
Crianças
Estudo longitudinal
Modelação hierárquica
Motor coordination
Children
Longitudinal
Hierarchical modeling
title_short Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
title_full Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
title_fullStr Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
title_full_unstemmed Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
title_sort Modelação longitudinal dos níveis de coordenação motora de crianças dos seis aos 10 anos de idade da Região Autônoma dos Açores, Portugal
author Deus, Renata Karine Batista Coelho de
author_facet Deus, Renata Karine Batista Coelho de
Bustamante, Alcibíades
Lopes, Vitor Pires
Seabra, André Teixeira e
Silva, Rui Manuel Garganta da
Maia, José António Ribeiro
author_role author
author2 Bustamante, Alcibíades
Lopes, Vitor Pires
Seabra, André Teixeira e
Silva, Rui Manuel Garganta da
Maia, José António Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, Renata Karine Batista Coelho de
Bustamante, Alcibíades
Lopes, Vitor Pires
Seabra, André Teixeira e
Silva, Rui Manuel Garganta da
Maia, José António Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação motora
Crianças
Estudo longitudinal
Modelação hierárquica
Motor coordination
Children
Longitudinal
Hierarchical modeling
topic Coordenação motora
Crianças
Estudo longitudinal
Modelação hierárquica
Motor coordination
Children
Longitudinal
Hierarchical modeling
description Este estudo é percorrido por três principais objetivos: 1) caracterizar o desenvolvimento modal e as diferenças inter-individuais da coordenação motora; 2) verificar a existência de um efeito associado ao gênero; 3) testar a relevância de preditores do desenvolvimento da Coordenação motora (CoM) tais como o IMC e os níveis de Atividade Física. A amostra é constituída de 285 crianças (143 meninos e 142 meninas). A coordenação motora foi determinada a partir da bateria de testes KTK (Equilíbrio em deslocamento para trás, Saltos laterais, Saltos monopedais e Transposição lateral). O questionário de Godin e Shephard (1985) foi utilizado para avaliar a Atividade Física. As estatísticas descritivas básicas foram calculadas no SPSS 15. A mudança intra-individual e as diferenças inter-sujeitos foram efetuadas no programa estatístico HLM, versão 6. É visível um incremento dos valores médios, em ambos os sexos, para as todas as provas do KTK, bem como do IMC e o dos níveis de Atividade Física. Os melhores resultados foram observados nas crianças que estavam no 1º quartil do IMC e no 3º da Atividade Física. Os resultados reafirmam a necessidade de uma estrutura didático-metodologica das aulas de Educação Física para que as crianças alcancem níveis adequados de coordenação para sua idade
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16762
10.1590/S1807-55092010000200009
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16762
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16762/18475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 259-273
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 259-273
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 259-273
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931330007040